PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Resumo
Introdução: As diferentes abordagens existentes, que funcionam como forma de avaliar, têm contribuído para uma dinamização no cotidiano da sala de aula, diversificando práticas docentes e mantendo os discentes interessados. As buscas por diferentes métodos avaliativos vêm ao encontro da utilização de recursos, como por exemplo, as histórias em quadrinhos. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo geral introduzir a produção de uma história em quadrinhos como método avaliativo de aprendizagem, tendo como objetivos específicos melhorar o rendimento escolar e incentivar o conhecimento autônomo. Material e Métodos: A pesquisa foi desenvolvida com 32 discentes de uma turma de 9º ano do ensino fundamental II, turno vespertino do Colégio Estadual da Polícia Militar, situada no município de Aparecida de Goiânia, Goiás. A metodologia adotada para o estudo foi a produção manual de quadrinhos pelos discentes, anotação de dúvidas e conceitos sobre o tema proposto. Para tal realização fez-se uso de uma abordagem qualitativa e de caráter interpretativo e reflexivo sobre o material produzido, na qual a regente foi também interventora e mediadora no processo. O tema proposto para a produção foi elementos químicos, em que os discentes poderiam escolher o assunto de seu interesse. Resultados: Dos 32 discentes que compõem a turma, 1 não realizou a atividade proposta, o que representou resultado satisfatório. A opinião discente quanto à construção das HQs foi categórica, na qual todos que realizaram tal atividade se expressaram de forma positiva durante o seu desenvolvimento, se sentindo instigados em sua produção. Conclusão: A atividade avaliativa alcançou claramente o objetivo proposto, desenvolveu a autonomia, o senso crítico, a linguagem científica, a capacidade de argumentação, o raciocínio e a alto suficiência, além da criatividade dos discentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.