PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Josiele Alves Pereira Universidade Federal de Goiás

Resumo

Introdução: As diferentes abordagens existentes, que funcionam como forma de avaliar, têm contribuído para uma dinamização no cotidiano da sala de aula, diversificando práticas docentes e mantendo os discentes interessados. As buscas por diferentes métodos avaliativos vêm ao encontro da utilização de recursos, como por exemplo, as histórias em quadrinhos. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo geral introduzir a produção de uma história em quadrinhos como método avaliativo de aprendizagem, tendo como objetivos específicos melhorar o rendimento escolar e incentivar o conhecimento autônomo. Material e Métodos: A pesquisa foi desenvolvida com 32 discentes de uma turma de 9º ano do ensino fundamental II, turno vespertino do Colégio Estadual da Polícia Militar, situada no município de Aparecida de Goiânia, Goiás. A metodologia adotada para o estudo foi a produção manual de quadrinhos pelos discentes, anotação de dúvidas e conceitos sobre o tema proposto. Para tal realização fez-se uso de uma abordagem qualitativa e de caráter interpretativo e reflexivo sobre o material produzido, na qual a regente foi também interventora e mediadora no processo. O tema proposto para a produção foi elementos químicos, em que os discentes poderiam escolher o assunto de seu interesse. Resultados: Dos 32 discentes que compõem a turma, 1 não realizou a atividade proposta, o que representou resultado satisfatório. A opinião discente quanto à construção das HQs foi categórica, na qual todos que realizaram tal atividade se expressaram de forma positiva durante o seu desenvolvimento, se sentindo instigados em sua produção. Conclusão: A atividade avaliativa alcançou claramente o objetivo proposto, desenvolveu a autonomia, o senso crítico, a linguagem científica, a capacidade de argumentação, o raciocínio e a alto suficiência, além da criatividade dos discentes.

Downloads

Publicado

2020-09-01

Como Citar

Alves Pereira, J. . (2020). PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 1(1), 157. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/308