A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE A QUÍMICA E A BIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DE PLANTAS MEDICINAIS EM UMA FEIRA DE SAÚDE
Resumo
Introdução: O fomento de discussões nas escolas acerca dos conhecimentos empíricos e científicos, envolvendo plantas medicinais pode suscitar reflexões sobre a importância da manutenção da diversidade florística brasileira, compreendendo que um dos benefícios à humanidade é ser a base para a fabricação de diversos fármacos (MELO et al., 2016). Tais discussões ajudam a romper com o modelo de ensino tradicional, no qual inexistem o trabalho conjunto entre as disciplinas e a contextualização dos assuntos abordados em sala de aula (SENA et al., 2016). Objetivo: O projeto de Feira de Saúde teve como objetivo geral incentivar a cultura do cuidado com a saúde humana em prol de uma vida mais longeva, ao mesmo tempo que dialogávamos com os assuntos discutidos nas disciplinas de Química e de Biologia. Material e métodos: O presente estudo trata-se de um relato de experiência, construído a partir dos resultados obtidos na referida Feira de Saúde. Este estudo é considerado como uma pesquisa básica, porque intenciona o desenvolvimento de novos conhecimentos, entretanto, sem fins imediatos (MARCONI e LAKATOS, 2003). Resultados: Em relação aos resultados obtidos, os estudantes relataram que foi possível relacionar os conhecimentos da Química e da Biologia ao discutirem a questão do uso racional das plantas medicinais para a realização de chás e da importância de saber o porquê quantidades excessivas de tais plantas medicinais em soluções serem consideradas tóxicas ao nosso organismo. Constatou-se, na literatura, que diversos autores corroboram com os resultados deste estudo, exemplo, Cavaglier e Messeder (2014); Dill (2015); Silva et al. (2015); Costa et al. (2015); Leal et al. (2016); Cogo e Lima (2017), que apontam a possibilidade da inserção de plantas medicinais no âmbito escolar. Conclusão: Portanto, a aplicação de uma rede colaborativa no projeto da Feira de Saúde é capaz de promover um ambiente organizado, estimulando os estudantes na tomada de responsabilidades, cumprimentos de metas e combinados. Essa rede colaborativa foi considerada pela equipe docente como fator de extrema importância para o sucesso do projeto.
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