POTENCIALIDADES DE USO DAS ESPÉCIES E FAMÍLIAS BOTÂNICAS DO CERRADO PELA COMUNIDADE RURAL NOSSA SENHORA DA GUIA DO MUNICÍPIO BRASILEIRO DE CÁCERES/MT
Resumo
Introdução: O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil, composto por ampla diversidade biológica, porém a incorporação de suas terras ao sistema produtivo gerou pressões que causaram modificações na sua paisagem. Um dos desafios para a sua conservação é demonstrar a importância que a sua biodiversidade desempenha no funcionamento dos ecossistemas e as implicações do uso da terra pelas inúmeras populações humanas que dele sobrevivem. Essas populações reproduzem historicamente seu modo de vida e baseado na cooperação social e relações próprias com a natureza abrem oportunidades e espaços para meios de vida sustentáveis e uso de forma equilibrada dos componentes naturais. Objetivo: Ampliar o conhecimento sobre as espécies e famílias botânicas do Cerrado com potencialidade de uso pela comunidade rural Nossa Senhora da Guia em Cáceres/MT. Material e métodos: Para o levantamento dos dados utilizou-se abordagens qualiquantitativa, entrevistas orientadas por um formulário semiestruturado e o “método das trilhas pré-fixadas”. As plantas foram identificadas por meio de comparação de fotografias tiradas no local, com consulta à literatura especializada. Resultados: Realizou-se análises de estatística descritiva: Frequências Absoluta (Fa) e Relativa (Fr). A flora da comunidade apresenta 115 espécies, pertencentes a 96 gêneros, distribuídas em 43 famílias. Destas, a família Fabaceae (20) apresentou maior número de espécies. Quanto ao hábito a classe arbórea apresentou 74 indicações e a herbácea 18, ambas apresentam Fr semelhantes. O arbustivo apresentou 16 indicações com uma Fr de 0,2%, 0,4% e 0,8%. A palmeira com 6 de espécies e uma Fr de 0,2%, 0,4%, 0,8% e 1% e a classe liana com uma espécie, a Fr de 0,2%. Estas foram agrupadas em categorias de uso, tais como: consumo humano (10 citações), construção civil (25 citações), comercialização (4 citações), madeireiro (28 citações), medicinal (21 citações) e não indicado (77 citações). Conclusão: Constatou-se que os componentes vegetais da comunidade devem ser conservados e que o manejo sustentável é fundamental para a manutenção dessa diversidade vegetal, que tem um papel importante na vida dos membros da comunidade investigada devido a diversidade de usos e pela quantidade de espécies registradas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.