POR UM ENSINO DE BIOLOGIA COM MAIS INVESTIGAÇÃO E MENOS ADIVINHAÇÃO
Resumo
Introdução: A concepção de Currículo perpassa por aportes substanciais para a práxis didático-metodológica, sendo o eixo axial, ora de natureza consultiva, executiva e deliberativa. Na cultura humana, é concebido, vindo a sofrer incrementos em vista às mudanças na estrutura sócio histórica, exigências de uma contemporaneidade investida em TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação). Pensar e fazer ciência nesse cenário instável, porém necessário, envolve políticas públicas que garantam os investimentos em formação continuada docente e os direitos de aprendizagem discentes. Objetivo: Buscou-se elaborar e aplicar um Estudo Dirigido investigativo a partir da temática microbioma. Material e métodos: O resgate conceitual necessário foi aplicado por meio do Estudo Dirigido investigativo (ED), em dez turmas do Ensino Médio, de uma escola pública estadual do Estado de São Paulo, totalizando, aproximadamente, trezentos alunos. Foram selecionadas competências e habilidades requeridas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), a MAP-SP (Matriz de Avaliação Processual do Estado de São Paulo) e a MRA – SARESP (Matriz de Referência para Avalição do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São de Paulo), tendo como suporte parâmetros de biologia celular a serem transpostos e ressignificados pela ação investigativa dos discentes. Os dados foram analisados via metodologia mista, com emprego de análises qualitativas e quantitativas. Para tanto, se fez uso de ciclos investigativos e do software CHIC® versão 7.0 para verificação da coesão entre os conceitos, com entrada de dados em formato CSV, via codificação prévia em linguagem binária (0 e 1). Resultados: Os dados revelaram acentuada dependência para diferenciação entre componentes celulares específicos, sob hierarquização de conceitos a respeito das características dos organismos vivos e subordinados às características intrínsecas à vida. Contudo, observou-se nas relações implicativas, sob o nível de significância de 0,72, a permanência do conjunto de variáveis mais significativas interespecíficas e intraespecíficas. Conclusão: O emprego do método misto mostrou-se promissor quanto à análise de fenômenos relativos à aprendizagem, além de eficiente quanto à precisão pedagógica e didática sob a atuação instrumental escolhida. Essa combinação de estratégias revela os padrões de subsunção, numa perspectiva alfabético-científica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.