PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS
Resumo
Introdução: O ensino de ciências passou por modificações ao longo de todo um período histórico no Brasil e no mundo, alterando as concepções sobre sua finalidade. A educação não mais é vislumbrada como uma rede de transmissão de conhecimentos propostos e descobertas científicas e sim, um meio em que os seres humanos compartilham saberes e experiências que irão influenciar diretamente em seus modos de vida, promovendo, sua inclusão ou não nos diversos espaços sociais. Objetivo: Investigar como os alunos concluintes do ensino fundamental percebem o ensino de ciências, se o ensino proposto é evidenciado por eles em suas vivências cotidianas, oportunizando-os uma melhor integração com o ambiente, natural e social. Material e métodos: Para a coleta de dados foi realizado grupo focal, em três encontros com um roteiro pré-elaborado que direcionou as discussões sobre o ensino de ciências na escola e a maneira que os alunos vivenciam as aprendizagens. Resultados: Os resultados apontam que os conteúdos ensinados são mais facilmente apreendidos e reconhecidos quando esses se aproximam de situações cotidianas, que permitem a contextualização daquilo que foi ensinado com o conhecimento que os alunos possuem. Também ficou evidenciada a necessidade de inserção dos alunos à chamada alfabetização científica, para a compreensão do mundo e suas transformações, tendo como base os conhecimentos das ciências e da tecnologia. Conclusão: O ensino em ciências deve permitir melhores condições de vida e trabalho aos sujeitos, estando estes mais ativos nos processos diários que os permeiam. Este trabalho propiciou observar a importância de se ouvir os sujeitos no processo de construção do conhecimento, no ensino escolar, destacando que o ensino seja mais próximo da realidade dos alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.