PATOGENICIDADE DE Beauveria bassiana, Metarhizium anisopliae E Metarhizium rileyi PARA A LAGARTA-DA- COUVE (Ascia monuste orseis) (Latreille, 1819)

Autores

  • Geane Suchy Porto Universidade Federal do Pampa
  • Igor Poletto
  • Luis Francisco Angeli Alves

Resumo

Introdução: A lagarta de Ascia monuste orseis (Lepidoptera: Pieridae) é a principal desfolhadora da couve-comum e causa prejuízos em várias espécies de plantas da família Brassicaceae. Objetivo: Avaliar a patogenecidade de Beauveria bassiana, Metarhizium anisopliae e Metarhizium rileyi a lagartas de Ascia monuste orseis. Material e métodos: Foram avaliados 4 isolados de B. bassiana, um isolado de M. anisopliae e um de M. rileyi. Foram preparados grupos constituídos de 5 lagartas de 3 cm, 4 lagartas de 2 a 2,5 cm e 4 lagartas de 1 a 1,5 cm. As lagartas foram imersas nas suspensões de conídios e agitadas manualmente por 10 segundos. Em seguida, acondicionadas em caixas gerbox, mantidas em temperatura ambiente e alimentadas com folhas de couve trocadas diariamente. A mortalidade foi avaliada diariamente por 10 dias e os cadáveres individualizados em câmara úmida e mantidos em temperatura de 25 ± 1 °C, por sete dias. Para a testemunha, um grupo similar de lagartas foi imerso em água destilada e todos os tratamentos constaram de três repetições. As pupas formadas foram mantidas nas mesmas condições e avaliadas diariamente por 7 dias até a emergência dos adultos. Resultados: Todos os isolados foram patogênicos. No tratamento de Metarhizium anisopliae todas lagartas de 1 à 1,5 cm, 91,6% das lagartas de 2 a 2,5 cm e 73,3% das lagartas de 3 cm tiveram a morte confirmada pelo patógeno. Das 3 lagartas que formaram pupa nenhuma atingiu a fase adulta. Entre os isolados de Beauveria bassiana a mortalidade variou de 83,3% a 16,6% para as lagartas de 1 a 1,5 cm. Para as lagartas de 3 cm variou de 53,3% a 0%. O tratamento com maior número de pupas foi de 17, porém apenas 3 atingiram a fase adulta. Metarhizium rileyi apresentou melhor resultado contra as lagartas de 2 à 2,5 cm do que aos demais tamanhos do tratamento, sendo a mortalidade confirmada de 66,6%. Das 13 lagartas que puparam apenas 4 atingiram a fase adulta. Conclusão: Foi possível selecionar isolados eficientes contra Ascia monuste orseis em laboratório, tendo potencial para avaliação em condições de campo.

Downloads

Publicado

2020-09-01

Como Citar

Suchy Porto, G. ., Poletto, I., & Angeli Alves, L. F. . (2020). PATOGENICIDADE DE Beauveria bassiana, Metarhizium anisopliae E Metarhizium rileyi PARA A LAGARTA-DA- COUVE (Ascia monuste orseis) (Latreille, 1819). Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 1(1), 143. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/277