ESTUDO DO PERFIL DE RESIDUOS SOLIDOS DOMESTICOS POR MEIO DE COLETA SELETIVA EM DIFERENTES GRUPOS DE UNIVERSITARIOS ITACOATIARA-AM
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2730Palavras-chave:
RESÍDUOS DOMÉSTICOS, ITACOATIARA-AM, UNIVERSITÁRIOSResumo
Introdução: No Brasil é produzido 1 kg/dia de lixo domestico por habitante, segundo IBGE em Itacoatiara-AM tem 99,955 habitantes e gera 140 a 150 toneladas/ dia de resíduos totais, com uma média de 0,5 kg/dia por habitante. Objetivos: O objetivo deste estudo foi estimar a quantidade de resíduos domiciliar em diferentes grupos de universitários. Material e métodos: As coletas foram realizadas durante oito semanas separados em plásticos, vidros, orgânicos, papel e metais e a pesagem foi realizada duas vezes na semana para secos e diariamente para os resíduos úmido em balança digital com precisão de 0,01 g. Resultados: O grupo 1 composto por três universitário de 20 a 26 anos, o vidro resultou em 15,33 kg e o alumínio em 15,2 kg, somando 74 % do valor final de 41,15 kg no total. Enquanto no grupo 2, com dois componentes entre 19 e 22 anos, o vidro resultou em 4,85 kg e alumínio 5,00 kg foi, resultando em 66 % dos 14,37 kg totais não incluído papel devido não ser gerado uma quantidade relevante. No grupo 3 com três integrantes entre 23 a 46 anos, o resíduo orgânico foi de 25,19 kg resultando em 71 % dos 35,73 kg gerados o valor de alumínio foi omitido devido a primeira semana pesou-se um material que estava acumulado anteriormente ao trabalho e as quantidades geradas por indivíduos, com médias de 0,22, 0,07 e 0,11 kg/dia respectivamente, bem abaixo da média Nacional. Porém, ao somarmos os três grupos nos dois meses foi de 84,52 kg, sendo que seria 2,81 kg/dia para todos os grupos juntos e consequentemente 0,40 kg/dia/hab que é 90% de 0,5 kg/dia/hab. Conclusão: Portanto, os dados coletados mostraram diferentes perfis dos grupos quanto à proporção de resíduos e segundo faixa de idade dos universitários, porém o estudo não salientou quanto à finalidade como reciclagem, reuso ou coleta publica do resíduo, logo são propostas futuras relacionadas à continuação do trabalho.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.