ANÁLISE DA LISTA VERMELHA DE ESPÉCIES DE AVES DA CAATINGA, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2706Palavras-chave:
Avifauna, Caatinga, Distribuição espacialResumo
A Caatinga tem sido apontada como uma importante área de endemismo para as aves sul-americanas, porém, a distribuição, a evolução e a ecologia da avifauna da região continuam pouco investigadas, refletindo, consequentemente, na política e ações de conservação. Este estudo objetivou listar as espécies de aves ameaçadas de extinção da Caatinga, bem como modelar a distribuição espacial dos táxons ameaçados de extinção. A lista de espécies de aves ocorrentes na Caatinga foi obtida com base na literatura específica e a busca pelas espécies ameaçadas foi realizada junto ao Livro Vermelho da fauna brasileira ameaçada de extinção do ICMBio. Os modelos cumulativos de riqueza de espécies (CSRM) foram feitos somando os resultados dos modelos binários previamente calculados. Avaliamos o estado de conservação de 548 espécies de aves ocorrentes na Caatinga e constatamos que 36 espécies se encontram ameaçadas de extinção. Conhecemos que parte das áreas de maior concentração de espécies ameaçadas encontra-se legalmente protegida. No entanto, ressaltamos que para melhorar a garantia de continuidade dessas espécies, é necessário a ampliação de áreas legalmente protegidas dentro do Bioma.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.