RESILIÊNCIA CLIMÁTICA: ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS NOS PROJETOS DE CIDADES COMPACTAS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2695Palavras-chave:
RESILIÊNCIA CLIMÁTICA, SUSTENTABILIDADE, CIDADES COMPACTAS, DENSIDADEResumo
Introdução: As cidades contemporâneas encontram-se cada vez mais populosas e demandam alto nível de recursos naturais, com uma realidade urbana espraiada e desafios climáticos a serem enfrentados nas próximas décadas. Nesse cenário, os conceitos defendidos na análise de Donald Watson (2017), apontam propostas para que o planejamento e os projetos urbanos possam responder aos fenômenos climáticos, ao aumento da densidade, à alteração da paisagem natural, à conformação de ilhas de calor e à poluição do ar. O presente estudo é resultado de um exercício acadêmico promovido pela disciplina de Planejamento Urbano, do Programa Associado de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo UEM/UEL. Objetivo: O objetivo do trabalho é analisar e identificar projetos com padrões sustentáveis através dos princípios do autor, em diferentes escalas urbanas, empregando temas como: a paisagem, resiliência climática, cidade compacta, adensamento urbano e acupuntura urbana. Material e Métodos: O método do estudo é qualitativo, que sistematicamente elenca correlatos para avaliação crítica, separados em etapas que vão desde o embasamento metodológico até a análise e discussões dos correlatos elencados. A seleção dos correlatos é sistematizada em uma tabela que evidencia as características de escolha como: a relação entre cada projeto com as estratégias e diretrizes propostas pelo autor, as abordagens projetuais para uma cidade compacta e quanto às suas dimensões para alcançar a resiliência climática em diferentes escalas. Resultados: Os resultados deste trabalho evidenciam a importância de estudar correlatos sustentáveis, principalmente nos aspectos que dizem respeito à utilização inteligente dos recursos naturais, na ressignificação dos espaços urbanos e na sociabilidade criada em áreas densas bem tratadas. Conclusão: E, apesar da transescalaridade entre os projetos analisados, é notável a existência de conceitos urbanos comuns a eles enquanto outros evidenciam as particularidades de cada região.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.