O JOGO DE BINGO COMO ATIVIDADE MEDIADORA PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA ECOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2692Palavras-chave:
ECOLOGIA, CONCEITOS ECOLÓGICOS, BINGO DIDÁTICOResumo
Introdução: O referido trabalho foi resultado da aplicação do jogo “Bingo dos conceitos da Ecologia” para estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Nova Marilândia – MT. Objetivo: tendo como principal objetivo o de estimular a participação dos estudantes nas aulas por meio de uma metodologia lúdica, de modo que fornecesse uma revisão de forma mais dinâmica e interativa para melhor fixação dos conceitos estudados na Ecologia. Material e Métodos: A proposta consistiu na promoção da aprendizagem dos conceitos Ecológicos que são estudados no Ensino Médio tais como, níveis de organização, níveis tróficos, cadeia e teia alimentar, ciclos biogeoquímicos, biomas brasileiros e relações ecológicas. O jogo seguiu o mesmo princípio do Bingo tradicional, as cartelas foram produzidas no computador e impressas em um papel cartão (impressão colorida), durante a atividade o professor foi o responsável por sortear as questões sobre os conceitos que são objetos de estudo da Ecologia, enquanto que nas cartelas disponibilizadas para os estudantes estavam as respostas das referidas questões. Resultados: Desse modo, o resultado obtido foi muito significativo, pois percebeu-se uma grande aceitação dos estudantes com a atividade, o que gerou uma participação mais ativa na aula. Também, demonstrou ser uma ótima atividade mediadora para proporcionar um feedback sobre os conceitos estudados na Ecologia, sendo um novo recurso para manter a interação dos estudantes com os conceitos e, assim, favorecer o processo de ensino-aprendizagem. Conclusão: Portanto, essa maneira diferente de abordar os conteúdos de Ecologia resultou em uma ótima possibilidade de diversificação das aulas, já que com o uso contínuo do jogo foi possível notar que essa forma dinâmica de revisão promoveu a fixação e compreensão dos conteúdos de maneira mais divertida e prazerosa.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.