ANÁLISE DE RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA ATRAVÉS DE INDICADORES EM ÁREA DE REFLORESTAMENTO NO PARQUE ESTADUAL MATA DOS GODOY, LONDRINA, PR.

Autores

  • Lilian Buss Cardoso Kühlewein
  • Joel Leandro de Queiroga

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/2686

Palavras-chave:

INDICADORES ECOLÓGICOS, MONITORAMENTO, RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA

Resumo

Introdução: os projetos de restauração de áreas degradadas têm por finalidade planejar a implantação de um novo ecossistema em áreas onde, por causa antrópica ou não, a cobertura vegetal existente foi parcial ou integralmente suprimida. O acompanhamento do desenvolvimento das espécies plantadas na área em restauração torna-se imprescindível e há a necessidade do estabelecimento de indicadores que permitam avaliações periódicas durante todo o desenvolvimento do projeto, possibilitando um monitoramento efetivo na área e verificando se os objetivos estabelecidos estão sendo alcançados. Objetivo: analisar o processo de restauração ecológica de um reflorestamento com espécies nativas denominado “Projeto Primavera” no Parque Estadual Mata dos Godoy (PEMG) através da aplicação de protocolo de monitoramento de áreas em restauração por uma matriz universal de indicadores ecológicos, a fim de obter dados que pudessem indicar o grau de desenvolvimento do ecossistema analisado. Material e métodos: em uma área mais homogênea deste reflorestamento, com borda próxima a área de floresta nativa do PEMG, foram alocadas 5 parcelas amostrais de 12m x 12m para coleta de dados. Quatro indicadores universais foram analisados: cobertura do solo, estratificação, estádio sucessional e presença de espécies lenhosas invasoras. Resultados: o indicador cobertura de solo foi obtido a partir da medida linear da projeção das copas das espécies marcadas em cada parcela e o valor final da porcentagem foi superior a 80%, indicando conformidade adequada. Quanto à estratificação, a área estudada possui dois estratos, um mais uniforme e outro com algumas espécies emergentes. Quanto ao estádio sucessional à fitofisionomia, a área foi considerada como uma capoeirinha/capoeira, estando então os indicadores estratificação e estádio sucessional fitofisionomia na conformidade adequada, isto é, não é necessário nenhum tipo de intervenção adicional. Não se observou a presença de espécies lenhosas invasoras na área analisada, porém, foi observada uma considerável invasão por Panicum maximum Jacq. (capim-colonião). Considerou-se crítica esta situação, uma vez que em nenhuma parcela evidenciou-se um banco de plântulas, ou seja, foi detectada ausência de um sub-bosque regenerante. Conclusão: foi considerado necessário o controle desta espécie gramínea invasora, e avaliações periódicas da regeneração natural para o sucesso da restauração ecológica deste projeto de reflorestamento.

Publicado

2021-12-09

Como Citar

Kühlewein, L. B. C. ., & Queiroga, J. L. de. (2021). ANÁLISE DE RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA ATRAVÉS DE INDICADORES EM ÁREA DE REFLORESTAMENTO NO PARQUE ESTADUAL MATA DOS GODOY, LONDRINA, PR. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(4), 6. https://doi.org/10.51189/rema/2686

Edição

Seção

I Congresso Brasileiro On-line de Estudos Ecológicos