ANÁLISE DO POTENCIAL DE CONTAMINAÇÃO AMBIENTAL POR NITROGÊNIO AMONIACAL ORIUNDO DE VAZADOUROS INATIVOS NAS REGIÕES HIDROGRÁFICAS DA BAIA DA GUANABARA, DO BAIXO E DO MÉDIO PARAÍBA DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2671Palavras-chave:
CHORUME, IMPACTO AMBIENTAL, LIXÕES, NITROGÊNIO AMONIACAL, VAZADOURO INATIVOResumo
Introdução: No Estado do Rio de Janeiro, 46% dos municípios têm uma ou mais áreas abandonadas após a desativação do vazadouro e sem a implementação de ações de remediação. Essas áreas ainda liberam chorume decorrente da decomposição dos resíduos sólidos, gerando impactos ambientais e à saúde da população. 10% dos municípios já tiveram as ações de remediações implementadas, porém eles devem continuar sob monitoramento até que a sua estabilização esteja completa. Objetivo: Analisar o potencial de contaminação por nitrogênio amoniacal oriundo de vazadouros inativos nas Regiões da Baia da Guanabara, do Baixo e do Médio Paraíba do Sul. Material e métodos: Foi realizado um levantamento bibliográfico, buscando um referencial teórico. Em seguida foi feito o mapeamento com as coordenadas geográficas dos vazadouros inativos das Regiões Hidrográficas da Baia da Guanabara, do Baixo e do Médio Paraíba do Sul, no Estado do Rio de Janeiro, assim como o cálculo de suas respectivas áreas e a demarcação do perímetro. Foi pesquisado o índice pluviométrico dos municípios que contém vazadouros inativados nessas regiões. As últimas etapas incluíram a estimativa da geração de chorume dos vazadouros identificados e a quantificação do Nitrogênio Amoniacal gerado nestas áreas. Resultado: Foram localizados 24 vazadouros inativos nas áreas de estudo. A partir dos cálculos realizados, durante os últimos oito anos (tempo médio da desativação destes vazadouros em questão), alcançamos uma contribuição de 2.920.531 toneladas de nitrogênio amoniacal ao longo do tempo, sem qualquer tipo de controle ambiental nas regiões e sem considerar o tempo de operação dos vazadouros. Conclusão: Com os resultados obtidos, percebe-se a importância da remediação completa dos vazadouros encerrados. Também é importante salientar a importância do desenvolvimento de políticas públicas que monitorem e previnam o surgimento de novos vazadouros.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.