A SUSTENTABILIDADE NA PERCEPÇÃO DOS MORADORES DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE-CE
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2663Palavras-chave:
EMPREGO, HIDROGÊNIO VERDE, SOCIOAMBIENTAISResumo
Introdução: Utiliza-se como objeto de estudo os moradores do município de São Gonçalo do Amarante no Ceará. Nesta região situa-se o Complexo Industrial Portuário do Pecém- CIPP, que tem atraído indústrias de diversos segmentos e muitas voltadas a energias renováveis. Também na região o Governo do Estado do Ceará pretende instalar o primeiro HUB de Hidrogênio Verde do Brasil, até 2023. Objetivo: Este estudo tem por objetivo principal perceber compreensão da sustentabilidade por parte da população, apresentada como a interseção das dimensões social, econômica e ambiental. Material e Métodos: Devido a pandemia de COVID-19 e a necessidade de restrições sanitárias, a pesquisa foi realizada através de questionário on-line do google forms. A pesquisa contou com a participação de cinquenta e dois respondentes, adultos, moradores da região de São Gonçalo do Amarante-CE. O questionário objetivo, foi baseado na pesquisa aplicada pela Federação Brasileira de Bancos através do seu Observatório. Resultado: Como resultado, a pesquisa mostrou que a população de São Gonçalo do Amarante-CE não tem percebido melhoras significativas nos últimos seis anos no que se refere a práticas sustentáveis. Demonstraram como maiores preocupações socioambientais e econômicas, a geração de emprego e renda e a escassez de água. E informaram que faltam informações a respeito da importância da sustentabilidade e de como agir de forma sustentável. O estudo identificou também a necessidade de uma maior conscientização e educação política-ambiental para a comunidade, no sentido de contribuir com as cobranças sociais sobre empresas e governos, em suas responsabilidades como agentes de sustentabilidade. Conclusão: Ações sustentáveis precisam ser integradas ao dia a dia das pessoas de forma concreta.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.