CONHECIMENTO DA SOCIEDADE A RESPEITO DO PEIXE-BOI DA AMAZÔNIA (TRICHECHUS INUNGUIS, NATTERER, 1883)
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2656Palavras-chave:
AMBIENTE AQUÁTICO, PEIXE-BOI DA AMAZÔNIA, TRICHECHUS INUNGUISResumo
Introdução: Ações antrópicas vêm aumentando, principalmente no que diz respeito ao ambiente aquático, o que acaba prejudicando a vida de seres que dependem desse ambiente para sobreviver. O trabalho refere-se ao peixe-boi da Amazônia (Trichechus inunguis), um animal exclusivamente de água doce, o qual as explorações de biotas aquáticas interferem diretamente no seu ciclo de vida. Objetivo: avaliar o conhecimento da sociedade a respeito do T. inunguis, para que possa entender quais motivos levaram esse mamífero estar em vulnerabilidade, já que existe um acervo de estudos a respeito de sua conservação. Materiais e Métodos: O material de análise foi uma pesquisa pública on-line disponível no Google formulário com a participação de voluntários. Resultados: 74,1% responderam que já viu um peixe-boi em Zoo/Parques públicos; 13,8% na Natureza; 6,7% em Centro de Pesquisa e 5,4% na Universidade. Referindo-se a conservação da espécie, os zoológicos se inserem como um importante meio de desenvolver táticas de manejo de espécies ameaçadas para esses espaços; 78,2% disseram que os peixes-boi não são frequentes na natureza, devido sua exploração comercial, 78,2% não causam mal, nas literaturas pesquisadas não foi encontrado qualquer tipo de maleficio que a espécie possa causar ao homem; 92% responderam são mamíferos, porque apresentam glândulas mamárias iguais das sereias das lendas; 96% responderam que habitat preferencial é o ambiente aquático, 59,2% se alimentam de leite/vegetação, quando filhote, eles se alimenta basicamente de leite materno durante os primeiros meses vida, 86,8% disseram que existe dimorfismo sexual, se dá pela abertura genital na região ventral na fêmea próximo ao ânus e no macho próximo a cicatriz umbilical. 85,6% responderam que essa reprodução é sexuada; quanto ao tempo de gestação, 49,4% responderam não saber. 94,3% o peixe-boi é importante para o meio ambiente, sua urina rica em fósforo e sais minerais ajuda na eutrofização maciça da água; quanto ameaças 83,3% disseram que caça, degradação do habitat, lixo, currais de pesca são ações que mais comprometem a sobrevivência da espécie. Conclusão: grande percentual de pessoas não conhece seu modo de reprodução. Logo não conseguem ou não interligam o assunto com a vulnerabilidade da população de peixe-boi.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.