AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DOS ARTIGOS PUBLICADOS NO PERÍODO DE 2019 A 2021 PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA EJA

Autores

  • Magnólia Lima Barreto
  • Rogério Cordeiro

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/2646

Palavras-chave:

ENSINO DE CIÊNCIAS, BIOLOGIA, EJA

Resumo

Introdução: As especificidades das realidades vividas por estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), trazem para o campo didático-pedagógico diversas demandas no que diz respeito a inovação nas metodologias de ensino. Objetivo: O trabalho apresentado tem o objetivo de investigar as principais contribuições presentes na literatura científica de publicações do período de 2019 a 2021 para o ensino de ciências e biologia na modalidade EJA. Material e Métodos: Para tanto Foram feitas buscas nas plataformas digitais do portal periódicos da Capes e Google Scholar®, com as entradas: “EJA”, “Educação”, “Ensino”, “Ciências” e “Biologia”, todas combinadas. Resultados: Destacam-se, entre os resultados, 13 artigos. Em um trabalho de 2019 com buscas entre os anos 2000 e 2018 obteve 20 documentos, sendo 14 estritamente ligados ao Ensino de Biologia na EJA. Desta forma, pode-se inferir que houve um aumento significativo na média anual de publicações no tema. No geral, os artigos trazem à tona as problematizações inerentes às constantes adaptações curriculares que são necessárias no contexto da realidade da EJA. Às vezes, alguns artigos divergiram entre si em alguns aspectos. Alguns autores mostraram que há uma abordagem tradicionalista enraizada na prática docente, que se sustentam mesmo com constantes diálogos educacionais e processo de formação continuada. Em todos os casos, essas características são correlacionadas com os problemas de evasão, baixo rendimento entre outros. Por outro lado, é possível observar aplicações de metodologias adaptativas, tais com a Sequência de Ensino por Investigação (SEI) com bons resultados para o segmento em debate. Os autores reforçaram a ideia de que a incorporação curricular da SEI influenciou de maneira positiva o processo de ensino de Biologia, ampliando a motivação e a mobilização para a aprendizagem dos alunos. Conclusão: Ainda que seja evidenciada um aumento na média anual da produção científica voltada para o ensino de biologia na EJA, os achados são corroborativos no que diz respeito à necessidade de ampliar os diálogos da temática da EJA. Ademais, foi demonstrado que a proposição de uma disciplina, nos cursos superiores de formação docente, seria imprescindível para lograr êxito com um público marcado pelas peculiaridades.

Publicado

2021-12-06

Como Citar

Barreto, M. L. ., & Cordeiro, R. (2021). AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DOS ARTIGOS PUBLICADOS NO PERÍODO DE 2019 A 2021 PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA EJA. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(4), 5. https://doi.org/10.51189/rema/2646

Edição

Seção

I Congresso Brasileiro de Especialidades Biológicas On-line