DESENVOLVIMENTO DE NOVOS MÉTODOS DE TRATAMENTO CONTRA HELICOBACTER PYLORI NOS ÚLTIMOS 10 ANOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2643Palavras-chave:
HELICOBACTER, REVISÃO, TRATAMENTOResumo
Introdução: Helicobacter pylori, é uma bactéria gram negativa, que é reconhecida como agente etiológico várias doenças do trato gastrointestinal como gastrite bacteriana, úlcera gástricas, e alguns tipos graves de cânceres como adenocarcinoma gástrico e linfoma malt gástrico, além de ser possivelmente agente intensificante de outros problemas de saúde não gástricos, como por exemplo a psoríase. Dessa forma, é interessante que novos métodos de tratamento estejam sendo desenvolvidos para evitar a progressão do quadro dos infectados com essa bactéria. Objetivos: O presente trabalho tem como objetivo de entender o estado da arte do tratamento contra H. pylori e assim possibilitar direcionamento à linhas de pesquisas promissoras. Materiais e métodos: A revisão integrativa levou em conta a seguinte pergunta: “Quais são os tratamentos contra H. pylori que são atualmente aplicados ou em desenvolvimento?”, e para isso utilizou-se os descritores: Helicobacter pylori, novos, tratamentos, drogas em investigação e seus sinônimos. Ademais, foram utilizadas as seguintes bases de dados: Google Acadêmico, PubMed, Scielo e ScienceDirect, bem como em repositórios institucionais da UFU e UNESP, filtrando por publicação nos últimos 10 anos e que fossem relevantes ao tema da pesquisa. Resultados: Após a seleção dos artigos foram selecionados 10 artigos, que indicaram três linhas de abordagem: nanobiotecnologia, utilização da flora brasileira e a de tratamentos não convencionais. Na linha de nanobiotecnologia notou-se a utilização prevalente de nanomateriais combinados à fármacos para drug-delivery. Em fármacos baseados em flora brasileira, houve prevalência de trabalhos que destacavam a descoberta de compostos derivados de plantas do cerrado. Por fim, na linha de pesquisa de técnicas não convencionais detectou-se a presença de tratamentos utilizando probióticos e em menor proporção artigos que destacam o potencial da utilização de terapias de bacteriófagos contra H. pylori. Conclusão: Conclui-se que as três linhas de pesquisa encontradas permitem um maior entendimento sobre o panorama geral do tratamento de infecção por H. pylori desenvolvido nos últimos anos e podem servir de base para novas pesquisas na área.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.