OBESIDADE E DIABETES PODEM AGRAVAR CONDIÇÃO DE SAÚDE DE PORTADORES DE COVID-19
Resumo
Introdução: O estudo de fatores que possam agravar condições clínicas de pacientes com COVID-19 tem sido estudado por pesquisadores, a compreensão das comorbidades mais agravantes da doença será valoroso para a vida dos pacientes, para o sistema de saúde, e para o profissional da saúde. Objetivo: Descrever por meio da literatura científica recente como obesidade e diabetes podem ser comorbidades letais aos portadores de COVID-19. Material e métodos: Estudo de caráter exploratório, que envolveu a coleta de artigos científicos na base de dados PUBMED. Onde se utilizou os termos “covid-19”; “obesity” e “diabetes”. Ao associar primeiramente os termos “covid-19” e “obesity”, foram rastreados vinte e dois artigos (22), ao se associar “covid-19”, “obesity” e “diabetes”, foram rastreados quinze artigos científicos (15). Para compor a revisão deu-se preferência para estudos originais, epidemiológicos, e de revisão de literatura que elucidasse o agravante da diabetes e obesidade nas complicações dos portadores de covid-19, e quais seriam os mecanismos. Dos quinze (15) artigos analisados, após a leitura de seus resumos, onze (11) foram selecionados para ser realizada a leitura completa de seu conteúdo, após a leitura completa, nove (9) estudos foram utilizados para compor a revisão, estudos que não tinham a temática obesidade e diabetes, como comorbidade a ser compreendida, e estudos que não eram de caráter epidemiológico foram excluídos. Resultados: indivíduos portadores de obesidade e diabetes estão como um dos grupos mais acometidos pela forma grave da doença, essas comorbidades podem gerar estado pró-inflamátorio no paciente, como a secreção de citocinas pró-inflamatórias, em pacientes diabéticos podem ocorrer diminuição da depuração viral, queda da eficiência das células T, e maior produção da enzima ACE-2, enzima ligada a porta de entrada do Sars-Cov-2. Conclusões: Diabetes e obesidades são comorbidades letais ao paciente portador de covid-19, devendo ser um assunto mais estudado, visto termos altos números de obesos e diabéticos na população mundial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.