O USO DO SABONETE ORGÂNICO DE AROEIRA COMO ALTERNATIVA PARA O CONSUMO VERDE
Resumo
Introdução: O consumo verde é um tipo de consumo consciente onde o critério de compra não considera apenas o preço e a qualidade do produto, mas principalmente as questões ambientais envolvidas na produção, distribuição e descarte do mesmo. Os cosméticos orgânicos, com ingredientes naturais certificados, surgem como uma alternativa aos cosméticos tradicionais, cujos componentes e processos industrializados podem trazer diversos prejuízos ao meio ambiente e à saúde humana. Objetivo: confecção de um sabonete orgânico de aroeira (Schinus terebinthifolius) como uma alternativa sustentável para o uso do sabonete tradicional. Materiais e Métodos: A pesquisa foi realizada no Instituto Federal do Piauí (IFPI), campus Uruçuí, com dezesseis acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. No primeiro momento, foi desenvolvido o sabonete orgânico de aroeira, no Laboratório de Química do IFPI, seguindo os critérios do Regulamento Técnico de Boas Práticas de Fabricação para Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes (RDC nº 48/2013). Em seguida, foram selecionados voluntariamente os participantes, após os mesmos concordarem em assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), recebendo cada um uma barra de sabonete para testes durante um período de uma semana. Logo após esse período de uso, os acadêmicos responderam um questionário semiestruturado sobre os impactos ambientais da indústria cosmética e sobre o uso do sabonete orgânico de aroeira. Resultados: Do total de participantes, 66,7% afirmaram que os cosméticos convencionais produzidos contendo substâncias derivadas do petróleo têm alto poder de poluição ambiental. Quanto ao uso do sabonete orgânico, 94,74% relataram que não tiveram alergia ou sensibilização, sendo que 75% afirmaram que poderiam substituir seus sabonetes convencionais pelo de aroeira. As características positivas mais observadas pelos participantes em relação ao uso do sabonete orgânico foram: eficiência de limpeza (26%), espuma macia e cremosa (21%), poder anti-inflamatório (12,5%) e bom hidratante (9%). Conclusão: O sabonete de aroeira pode ser uma alternativa viável em relação ao sabonete tradicional, estimulando assim o consumo verde na população.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.