O USO DE IMAGENS COMO RECURSO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA
Resumo
Introdução: As imagens são essenciais para o homem inteirar-se daquilo que lhe convém, dado que deste modo o indivíduo consegue analisar e explorar os objetos. Ao considerarmos a relevante contribuição da Biologia para o desenvolvimento cognitivo dos discentes (KUENZER, 2005) torna-se indiscutível a necessidade do atrelamento desta ciência com as imagens, pois não há como compreender aquilo que é objeto sem que conheçamos a forma e a composição visual dos elementos que constituem determinado conteúdo da mesma (GOUVÊA; MARTINS, 2001). Objetivo: Este trabalho tem por finalidade identificar a frequência do uso de imagens no ensino de biologia, além das funções exercidas pelas mesmas. Material e métodos: Foi utilizado um exemplar do livro didático Bio: Volume 2, de Sônia Lopes e Sergio Rosso, de 2010; usado recentemente em uma escola estadual de nível médio de Alagoas, onde optou-se por analisar o conteúdo Sistema Respiratório. Resultados: Nesse livro, as páginas de 152 a 155 abordam o Sistema Respiratório, onde existem cinco imagens. Quanto ao ordenamento das imagens, percebe-se que nas duas primeiras páginas existem quatro representadas por desenhos compostos de traços e cores ilustrativas. Na página 155 há somente uma imagem, sob a forma de infográfico. Todas as imagens da seção analisada apresentam legendas descritivas. De modo geral, as imagens presentes exercem função representacional. Mas, ao averiguarmos individualmente cada imagem, pode-se classificar três delas como conceituais analíticas, pois estabelecem uma relação entre parte e todo. Há ainda uma imagem que exerce a função conceitual simbólica, pois apresenta um modelo mecânico que explica os processos básicos da respiração e as suas propriedades, e outra cuja função é narrativa, estando representada por uma estrutura gráfica, que envolve uma sequência e direção, apresentando processos de mudança. Conclusão: A reduzida quantidade e a má distribuição das imagens nas páginas analisadas demostram que é necessária a reestruturação do conteúdo no livro para que o mesmo seja ilustrado com maior precisão devido sua complexidade. Nota-se, portanto, que é preciso melhor valorizar as imagens, admitindo-as como um método essencial na construção e aperfeiçoamento da aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.