A IMPORTÂNCIA DA TRIAGEM NEONATAL: CARTILHA EDUCATIVA TESTE DO PEZINHO
Resumo
Introdução: A triagem neonatal, conhecida popularmente como teste do pezinho, teve seu início em 1961 através das pesquisas de Robert Guthrie e Ada Susi, que analisavam os níveis do aminoácido fenilalanina em amostras de sangue seco colhidas em papel filtro. Mas somente em 1963, através da publicação de seus trabalhos, eles introduziram a tecnologia para diagnóstico precoce da fenilcetonúria (PKU). Objetivo: Ampliar e difundir informações sobre doenças congênitas e genéticas, suas formas de prevenção, diagnóstico e tratamento, de modo a diminuir ou eliminar as sequelas associadas a cada uma delas e contribuir no sentido de universalizar a cobertura da triagem neonatal. Material e Métodos: A proposta foi construir e validar uma cartilha educativa como instrumento de Educação em Saúde para estudantes de uma escola da rede pública estadual de ensino de Igaratinga/MG. O projeto de pesquisa foi desenvolvido na escola após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Juiz de Fora. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório com abordagem quantitativa combinada com levantamento bibliográfico e documental do qual participaram 93 estudantes. O instrumento para a coleta de dados foi um questionário estruturado fechado, através do qual traçamos o perfil socioeconômico, analisamos o nível de conhecimento pós-intervenção e caracterizamos o que os voluntários acharam da experiência. A apresentação em PowerPoint foi elaborada de acordo com os objetivos da pesquisa e a literatura pertinente. Resultados: A intervenção educativa foi de encontro às necessidades dos participantes e trouxe repercussões positivas no sentido de despertar a consciência do direito à saúde, o conhecimento sobre saúde, o fortalecimento da autonomia para o protagonismo histórico e social, o aumento da capacidade dos estudantes compreenderem e atuarem sobre si mesmos e a vida, de modo que possam lidar com a própria subjetividade, e a melhoria na qualidade de vida através da compreensão de responsabilidades e percepção do processo saúde-doença. Conclusão: A cartilha educativa foi validada pelos estudantes e constituiu-se instrumento eficiente para a Educação em Saúde. Os estudantes adquiriram conhecimentos sobre o teste do pezinho e as doenças nele testadas, ainda, se autodeclararam capazes de transmiti-los adiante.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.