O GÊNERO Portulaca LINNAEUS (PORTULACACEAE JUSS.) NO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL: REVISÃO DE LITERATURA
Resumo
Introdução: O gênero Portulaca Linnaeus reúne espécies herbáceas, de flores vistosas comumente utilizadas como alimentícias ou ornamentais. Conhecida como onze-horas são plantas suculentas, de hábito prostrado ou ereto, apresentam flores terminais com cinco pétalas, podendo conter corola amarela, branca, rosa ou magenta. Os registros para este táxon no Rio Grande do Sul são bastante escassos, uma vez que ainda não há levantamentos das espécies deste importante gênero para a flora no Bioma Pampa. Objetivo: O objetivo do trabalho é realizar um levantamento, através de revisão de literatura, para verificar a ocorrência do gênero Portulaca no estado do Rio Grande do Sul e, consequentemente, no Bioma Pampa. Material e Métodos: O trabalho foi desenvolvido mediante revisão de literatura e consulta a herbários e plataformas digitais. Resultados: Constatou-se a ocorrência de seis espécies do gênero no estado representadas por Portulaca cryptopetala Speg., P. grandiflora Hook., P. halimoides L. e P. oleracea L. que distribuem-se entre os Biomas Mata Atlântica e Pampa. As espécies P. mucronata Link e P. umbraticola Kunth habitam somente a Mata Atlântica. Com exceção da P. oleracea, todas as espécies são nativas na região. A distribuição da espécie P. cryptopetala é limitada à região Sul do Brasil, com registros nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, é evidenciada em afloramentos rochosos e solo arenoso. Conclusão: O conhecimento da diversidade biológica nos diferentes domínios fitogeográficos da região Sul se faz necessário para sua conservação, essencialmente às espécies que encontram-se ameaçadas, uma vez que ecossistemas campestres e florestais são comprometidos pela agricultura e silvicultura. Tais fatos evidenciam a necessidade de maiores estudos referentes a este grupo no estado do Rio Grande do Sul.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.