MELHORAMENTO GENÉTICO DA CEVADA: DESAFIOS E BENEFÍCIOS PARA A INDUSTRIA CERVEJEIRA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2423Palavras-chave:
CEVADA, INDUSTRIA CERVEJEIRA, MALTE, MELHORAMENTO GENÉTICOResumo
Introdução: A cevada, devido a sua grande versatilidade, se manteve entre os grãos mais produzidos desde os primórdios da humanidade. A produção comercial da cevada no Brasil é praticamente exclusiva e destinada a Industria Cervejeira, por isso, diversos projetos visando o seu melhoramento genético são realizadas buscando o aumento do potencial produtivo, melhoria da qualidade e a redução de perdas durante o cultivo. Objetivos: Este trabalho apresenta como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre as dificuldades no melhoramento genético da Cevada além de seus possíveis benefícios para a Industria Cervejeira. Material e Métodos: Essa revisão foi feita por meio das bases de dados SCIELO e PERIÓDICOS CAPES, onde foram selecionados 10 estudos, publicados de 2005 a 2020 que serviram de base para investigar as principais dificuldades encontradas no melhoramento genético da cevada e seus benefícios para indústria cervejeira. Resultados: Como resultado da pesquisa foi possível destacar que o melhoramento genético da cevada foi decisivo para a manutenção da competitividade e produção nacional, tenho impactos positivos na Industria Cervejeira que passou a ter cultivares que atendam melhor, em qualidade e produtividade, às suas demandas. Por outro lado, as principais dificuldades estão relacionadas a baixa disponibilidade de fontes de resistência a determinadas pragas e condições climáticas, além de problemas gerados pela Legislação Nacional e Internacional. Conclusão: Conclui-se então que o melhoramento genético da cevada já possibilitou melhorias consideráveis na produtividade das Industrias Cervejeiras, entretanto, apesar de existir complexos bancos de germoplasmas ainda enfrenta dificuldades na obtenção e caracterização de determinadas características especificas, o que torna ainda mais difícil a obtenção de cultivares classificados como ‘’ideais’’, ou seja, que tenham elevada produtividade, alta qualidade do malte e sejam resistentes a doenças e a adversidades climáticas.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.