O ENSINO COM O FOCO EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Resumo
Introdução: A escola é um dos alicerces não só da educação, mas da cidadania. É por meio dela que o educando inicia sua educação, sua integração e inclusão social, ou seja, nas relações que se estendem ao longo da vida. Segundo Costa et al. (2008), é de extrema importância a valorização das relações entre professor, profissional de saúde e comunidade, para que todos possam participar no processo de transformação dos sujeitos e da melhoria de suas condições de saúde. Para os professores de ciências e de biologia, a contribuição para a conscientização, prevenção, e orientação é enorme, pois o mesmo tem uma oportunidade que é o seu público: os alunos. Dessa forma fica favorável para o processo de educação, a parceria das escolas com os serviços de saúde, parceria essa fundamental para que haja maior articulação entre o processo de ensino. Objetivo: O objetivo desse artigo é investigar iniciativas no Brasil que contemplem a parceria entre escolas e serviços de saúde com foco nas ações de vigilância em saúde e que procure alcançar alunos, pais e a comunidade local para conscientização, prevenção e melhor qualidade de vida. Material e métodos: Este estudo foi realizado por meio de uma Revisão Bibliográfica de artigos referenciados nas bases de dados Scielo, utilizando os descritores: Vigilância em saúde e Educação continuada e Ciências biológicas. Foram incluídos artigos no período de 2011 a 2017. Foram encontrados 10 artigos. A partir dos temas e da leitura dos resumos foram selecionados 4 artigos com texto completo disponível. Resultados: A partir da leitura dos artigos pudemos perceber a articulação ensino em saúde, os discursos demonstraram que a articulação entre as escolas, professores e a vigilância em saúde favorecem e muito para um conhecimento precoce qualitativo e conscientizador, embora percebessem que muitos professores de ciências não articulam com esses órgãos e tão pouco ensinam tais conteúdos. Conclusão: A análise dos artigos permitiu a identificação de um ensino em saúde nas escolas, tendo como foco o professor de ciências e biológicas sendo mediador do ensino em vigilância em saúde contribuindo para prevenção, cuidado e uma formação conscientizadora e ético-social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.