O ENSINO COM O FOCO EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Autores

  • Romulo Debossan Correa Universidade Norte do Paraná

Resumo

Introdução: A escola é um dos alicerces não só da educação, mas da cidadania. É por meio dela que o educando inicia sua educação, sua integração e inclusão social, ou seja, nas relações que se estendem ao longo da vida. Segundo Costa et al. (2008), é de extrema importância a valorização das relações entre professor, profissional de saúde e comunidade, para que todos possam participar no processo de transformação dos sujeitos e da melhoria de suas condições de saúde. Para os professores de ciências e de biologia, a contribuição para a conscientização, prevenção, e orientação é enorme, pois o mesmo tem uma oportunidade que é o seu público: os alunos. Dessa forma fica favorável para o processo de educação, a parceria das escolas com os serviços de saúde, parceria essa fundamental para que haja maior articulação entre o processo de ensino. Objetivo: O objetivo desse artigo é investigar iniciativas no Brasil que contemplem a parceria entre escolas e serviços de saúde com foco nas ações de vigilância em saúde e que procure alcançar alunos, pais e a comunidade local para conscientização, prevenção e melhor qualidade de vida. Material e métodos: Este estudo foi realizado por meio de uma Revisão Bibliográfica de artigos referenciados nas bases de dados Scielo, utilizando os descritores: Vigilância em saúde e Educação continuada e Ciências biológicas. Foram incluídos artigos no período de 2011 a 2017. Foram encontrados 10 artigos. A partir dos temas e da leitura dos resumos foram selecionados 4 artigos com texto completo disponível. Resultados: A partir da leitura dos artigos pudemos perceber a articulação ensino em saúde, os discursos demonstraram que a articulação entre as escolas, professores e a vigilância em saúde favorecem e muito para um conhecimento precoce qualitativo e conscientizador, embora percebessem que muitos professores de ciências não articulam com esses órgãos e tão pouco ensinam tais conteúdos. Conclusão: A análise dos artigos permitiu a identificação de um ensino em saúde nas escolas, tendo como foco o professor de ciências e biológicas sendo mediador do ensino em vigilância em saúde contribuindo para prevenção, cuidado e uma formação conscientizadora e ético-social.

Downloads

Publicado

2020-09-01

Como Citar

Debossan Correa, R. . (2020). O ENSINO COM O FOCO EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 1(1), 129. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/239