ARTRÓPODES NO INSTAGRAM: APLICANDO O ENSINO REMOTO DE ZOOLOGIA EM MÍDIA SOCIAL PARA AS TURMAS DE AGRONOMIA E ZOOTECNIA

Autores

  • Jaderson Jales Martins
  • Carla Ferreira Rezende

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/2309

Palavras-chave:

EDUCAÇÃO, INSETOS, INTERESSE AGRÍCOLA, REDE SOCIAL

Resumo

Introdução: O advento das redes sociais favoreceu uma migração de informações acadêmicas para novas mídias online, onde encontraram um alto alcance de público jovem. Dessa forma, a plataforma do Instagram pode ser utilizada como ferramenta para informar didaticamente as aplicações relacionadas a conteúdos de zoologia de invertebrados aos jovens recém-ingressos na universidade, durante o ensino à distância. Objetivos: Contribuir com a transmissão de conhecimento agrícola e ambiental em relação aos Arthropoda para os alunos do 1º semestre de engenharia agrônoma e zootecnia, de forma virtual pelo canal Instagram. Material e métodos: Inicialmente, foi criada uma conta no Instagram com o perfil cedido pelo Laboratório de Zoologia Experimental da Universidade Federal do Ceará. As publicações acompanharam o cronograma da disciplina de Zoologia Básica, referente aos assuntos alvo. Os links foram destinados aos alunos por meio do Google Classroom e do grupo de Whatsapp. Cada postagem consistiu em um texto-resumo abaixo de seus cards, que continham informações textuais e gráficas; sejam elas fotos, ícones e pranchas de animais de interesse humano das seguintes ordens: Araneae, Isopoda, Julida, Orthoptera, Hemiptera e Hymenoptera. Após isso, foi disponibilizado um formulário de perguntas e respostas via Google aos estudantes a fim de avaliar a eficiência desse método de ensino remoto. Resultados: 45 de 114 alunos matriculados nas turmas da disciplina avaliaram os materiais didáticos postados. 54,8% julgou a transmissão da informação textual como regular e 42,9% como ótima. 50% julgou a qualidade visual como ótima, 42,9% como regular e 7,1% como ruim. 61,9% julgou a organização e acessibilidade como ótima e 35,7% como regular. 71,4% julgou que novas informações, não abordadas na disciplina, foram adquiridas e 28,6% que não. E 97,6% julgou que o conhecimento adquirido será importante no futuro da graduação e na profissão. Conclusão: Os materiais digitais demonstraram-se eficientes ao contribuírem para a formação acadêmica e profissional e na compreensão econômica e ecológica acerca desses táxons pelos alunos de ciências agrárias.

Publicado

2021-11-01

Como Citar

Martins, J. J. ., & Rezende, C. F. . (2021). ARTRÓPODES NO INSTAGRAM: APLICANDO O ENSINO REMOTO DE ZOOLOGIA EM MÍDIA SOCIAL PARA AS TURMAS DE AGRONOMIA E ZOOTECNIA. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(4), 18. https://doi.org/10.51189/rema/2309

Edição

Seção

I Congresso Brasileiro On-line de Biologia de Insetos