ARTRÓPODES NO INSTAGRAM: APLICANDO O ENSINO REMOTO DE ZOOLOGIA EM MÍDIA SOCIAL PARA AS TURMAS DE AGRONOMIA E ZOOTECNIA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2309Palavras-chave:
EDUCAÇÃO, INSETOS, INTERESSE AGRÍCOLA, REDE SOCIALResumo
Introdução: O advento das redes sociais favoreceu uma migração de informações acadêmicas para novas mídias online, onde encontraram um alto alcance de público jovem. Dessa forma, a plataforma do Instagram pode ser utilizada como ferramenta para informar didaticamente as aplicações relacionadas a conteúdos de zoologia de invertebrados aos jovens recém-ingressos na universidade, durante o ensino à distância. Objetivos: Contribuir com a transmissão de conhecimento agrícola e ambiental em relação aos Arthropoda para os alunos do 1º semestre de engenharia agrônoma e zootecnia, de forma virtual pelo canal Instagram. Material e métodos: Inicialmente, foi criada uma conta no Instagram com o perfil cedido pelo Laboratório de Zoologia Experimental da Universidade Federal do Ceará. As publicações acompanharam o cronograma da disciplina de Zoologia Básica, referente aos assuntos alvo. Os links foram destinados aos alunos por meio do Google Classroom e do grupo de Whatsapp. Cada postagem consistiu em um texto-resumo abaixo de seus cards, que continham informações textuais e gráficas; sejam elas fotos, ícones e pranchas de animais de interesse humano das seguintes ordens: Araneae, Isopoda, Julida, Orthoptera, Hemiptera e Hymenoptera. Após isso, foi disponibilizado um formulário de perguntas e respostas via Google aos estudantes a fim de avaliar a eficiência desse método de ensino remoto. Resultados: 45 de 114 alunos matriculados nas turmas da disciplina avaliaram os materiais didáticos postados. 54,8% julgou a transmissão da informação textual como regular e 42,9% como ótima. 50% julgou a qualidade visual como ótima, 42,9% como regular e 7,1% como ruim. 61,9% julgou a organização e acessibilidade como ótima e 35,7% como regular. 71,4% julgou que novas informações, não abordadas na disciplina, foram adquiridas e 28,6% que não. E 97,6% julgou que o conhecimento adquirido será importante no futuro da graduação e na profissão. Conclusão: Os materiais digitais demonstraram-se eficientes ao contribuírem para a formação acadêmica e profissional e na compreensão econômica e ecológica acerca desses táxons pelos alunos de ciências agrárias.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.