LEVANTAMENTO ENTOMOLÓGICO COMO BIOINDICADOR DE QUALIDADE AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2303Palavras-chave:
CAATINGA, DEGRADAÇÃO AMBIENTAL, DIVERSIDADE ENTOMOLÓGICAResumo
Introdução: Atividades antrópicas, principalmente, de agricultura e imobiliária têm causado a degradação de ambientes naturais por meio da sua fragmentação, o que ocasiona diversos prejuízos tanto para a flora quanto para a fauna local. Nesse contexto, a utilização de insetos como indicadores biológicos vem crescendo ao longo dos anos ao mostrar-se como uma excelente ferramenta para medir o quanto um ecossistema está degradado ou continua sob conservação. Objetivo: Diante do exposto, este estudo teve como objetivo realizar o levantamento entomológico de um fragmento de Caatinga voltado à execução de atividades agrárias. Material e métodos: O experimento foi desenvolvido em uma área de sítio localizado em fragmento de Caatinga situado na zona rural de Batalha, município de Alagoas. Para atrair os insetos, foi utilizada uma luz branca instalada na parte externa da residência-sede da propriedade e a captura dos indivíduos ocorreu durante três dias. O animais coletados foram armazenados em frascos de plásticos com álcool a 70% e identificados a nível de família. Para a análise de diversidade da entomofauna identificada, foi utilizado o Índice de Shannon-Wiener (H’) com adaptações. Resultados: Foram capturados 319 artrópodes da classe Insecta, sendo Coleoptera: Scarabaeidae a ordem/família mais abundante (N = 295). O Índice de Shannon-Wiener (H’) apresentou H’ = 0,39, resultado considerado baixo quando se refere a diversidade biológica, o qual sugere um alto grau de degradação do ambiente estudado. Conclusão: A partir dos dados coletados, é possível concluir que a área de Caatinga na qual foi realizado o levantamento entomológico mostrou uma baixa biodiversidade associada aos insetos indicando um ambiente pouco conservado e sugere-se a realização de novos experimentos mediante a exploração de pontos diferentes da área estudada e com a identificação da amostra capturada também a nível de espécies.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.