O CICLO DE VIDA DA DANAUS ERIPPUS DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2302Palavras-chave:
DANAUS ERIPPUS, BOM SUCESSO DE ITARARÉ, CICLO DE VIDA, LAGARTAS, ASCLEPIAS CURASSAVICAResumo
Introdução: A borboleta monarca do Sul reside em quase todos os estados do Brasil, com exceção da região norte, apesar disso a quantidade de informações disponíveis na literatura sobre Danaus erippus no Brasil e na América do Sul é baixíssima, ainda mais quando comparada a algumas espécies do mesmo gênero, e de outros gêneros também, até mesmo as informações sobre o ciclo de vida do inseto são escassas, coisas como hábitos alimentares, predadores, tempo de vida, migratório x não migratório, até então não foram documentadas. Objetivo: Dito isso o presente trabalho visou documentar o máximo de informações possíveis sobre o ciclo de vida de D.erippus na cidade de Bom Sucesso de Itararé, São Paulo, Brasil. Material e métodos: dentro do período determinado de um ano, tendo início em maio de 2020 e sendo finalizada em maio de 2021, totalizando 12 meses de observação, a área de observação se restringiu ao quintal da minha casa, localizado a 991 metros de altitude, Latitude: 24°19’18.92” S, longitude: 49°08’46.44” O, onde havia quatro conjuntos de plantas hospedeiras e condições ideais para a sobrevivência da espécie, sem a interferência humana, o processo todo ocorreu de forma natural, sendo utilizado apenas a câmera de um celular Xiaomi mi A3 para registro das imagens. Resultados: Durante a presente pesquisa registrou-se 561 ovos, 379 lagartas, 25 crisálidas e 16 borboletas de D.erippus, bem como também foi registrado os predadores, hábitos alimentares, o tempo de cada ciclo e algumas condições adversas que ocorreram e foram prejudiciais para a sobrevivência da borboleta. Conclusão: Com a experiência obtida através de observações in loco, com as revisões bibliográficas realizadas podemos concluir que o ciclo de vida da borboleta monarca do Sul, assim como o ciclo de vida de várias espécies, é extremamente importante para o ecossistema, pois além de na fase adulta polinizar as plantas, nas fases anteriores da sua vida ela desempenha um papel fundamental no controle da planta A.curassavica, além de servir de alimento para outras espécies de animais.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.