AS VANTAGENS DA IMPLANTAÇÃO DE UM BORBOLETÁRIO COMO UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CACHOEIRAS DE MACACU, RIO DE JANEIRO, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2300Palavras-chave:
CONHECIMENTO CIENTÍFICO, CONSERVAÇÃO, LEPIDOPTERAResumo
Introdução: Qualidade de vida é um direito fundamental para todos os seres vivos, sejam da espécie humana ou não. Entender e preservar a biodiversidade são pontos inegociáveis nos dias de hoje. Nesse sentido, esclarecer a população através de ações educativas deve ser sempre um instrumento que agrega conhecimento em todas as formas. O trabalho em questão apresenta informações sobre o valor da implantação de um borboletário, no município de Cachoeiras de Macacu, entre os professores que atuam no município. A localização do borboletário é na região metropolitana do estado do Rio de Janeiro, cercado pelo bioma Mata Atlântica. Abriga a Unidade de Conservação denominada Reserva Ecológica de Guapiaçu – REGUA e ainda, o Parque Estadual dos Três Picos, onde se encontra o mais alto índice de biodiversidade do Estado do Rio de Janeiro. Objetivos: Este trabalho pretende descrever as vantagens da implantação de um borboletário, como uma estratégia de educação ambiental, em Cachoeiras de Macacu, Rio de Janeiro, Brasil, assim como perceber o grau de conhecimento a respeito da ordem Lepidoptera por parte dos professores de uma escola particular dentro município. Material e métodos: Foram aplicados questionários, com 18 perguntas a 6 professores do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a respeito da ordem Lepidoptera, sua importância ecológica e sobre borboletários. Resultados: Os dados resultantes dos questionários mostraram que todos os professores tinham conhecimento de que borboletas são insetos e que as lagartas são larvas de lepidópteros. Além disso, possuem entendimento sobre borboletários e importância ecológica das borboletas. Também afirmaram que a presença de um borboletário na cidade contribuiria para a Educação Ambiental da população. Conclusão: De acordo com as respostas obtidas conclui-se que é muito vantajosa a implantação de um borboletário como uma estratégia de educação ambiental, em Cachoeiras de Macacu, Rio de Janeiro, Brasil, visando à conscientização da preservação das borboletas, tal como o seu ambiente.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.