A EXPERIMENTAÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA: IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA BIOQUÍMICA
Resumo
Introdução: A Bioquímica é uma ciência que descreve características e funções das biomoléculas. Por isso, as aulas práticas deste conteúdo na disciplina de Biologia devem aproximar o aluno de métodos científicos a fim de melhor compreender fenômenos biológicos. Objetivo: Utilizar atividades experimentais como uma metodologia capaz de promover uma aprendizagem mais significativa nas aulas de Biologia. Material e métodos: O público alvo desta pesquisa foram alunos do 1º Ano do Ensino Médio de uma escola pública localizada no município de Salgueiro, Pernambuco. A primeira etapa do trabalho constituiu-se na apresentação teórica e problematização dos conteúdos, tais como, Carboidratos, Lipídios, Proteínas, Vitaminas e Ácidos Nucleicos. Em seguida, os conteúdos acima citados foram aplicados na realização de atividades práticas experimentais no laboratório de Biologia e Química. As turmas foram divididas em grupos, onde estes recebiam protocolos com uma descrição geral do experimento. Foram utilizadas as seguintes atividades práticas: 1 – A desnaturação das proteínas e a identificação da presença de albumina em materiais biológicos; 2 – Amido, Saliva e Iodo; 3 – Extração do DNA: a molécula da vida; 4 – Atividade da enzima Catalase; 5 – Identificação de Carboidratos nos alimentos; 6 – Molécula de DNA comestível. Os resultados e conclusões dos experimentos foram construídos pelos alunos e descritos na forma de um relatório geral para posterior avaliação. Resultados: O uso de aulas práticas possibilitou uma aprendizagem mais efetiva e significativa, onde os alunos passam a ser atuantes e construtores de seus conhecimentos, apresentando também uma visão crítica diante dos resultados obtidos. O uso de experimentos possibilitou uma melhor compreensão das etapas do método científico e maior interesse pela pesquisa científica. Conclusão: A aprendizagem se torna efetiva e significativa para a vida dos educandos a partir do momento que existe uma articulação entre a teoria e a prática. Portanto, o uso das atividades experimentais nas aulas de Bioquímica aproximou os conteúdos abordados em sala ao cotidiano dos alunos, despertando a atenção, participação e interesse nas aulas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.