A EXPERIMENTAÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA: IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA BIOQUÍMICA

Autores

  • Daniela Tábita Lavor Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

Resumo

Introdução: A Bioquímica é uma ciência que descreve características e funções das biomoléculas. Por isso, as aulas práticas deste conteúdo na disciplina de Biologia devem aproximar o aluno de métodos científicos a fim de melhor compreender fenômenos biológicos. Objetivo: Utilizar atividades experimentais como uma metodologia capaz de promover uma aprendizagem mais significativa nas aulas de Biologia. Material e métodos: O público alvo desta pesquisa foram alunos do 1º Ano do Ensino Médio de uma escola pública localizada no município de Salgueiro, Pernambuco. A primeira etapa do trabalho constituiu-se na apresentação teórica e problematização dos conteúdos, tais como, Carboidratos, Lipídios, Proteínas, Vitaminas e Ácidos Nucleicos. Em seguida, os conteúdos acima citados foram aplicados na realização de atividades práticas experimentais no laboratório de Biologia e Química. As turmas foram divididas em grupos, onde estes recebiam protocolos com uma descrição geral do experimento. Foram utilizadas as seguintes atividades práticas: 1 – A desnaturação das proteínas e a identificação da presença de albumina em materiais biológicos; 2 – Amido, Saliva e Iodo; 3 – Extração do DNA: a molécula da vida; 4 – Atividade da enzima Catalase; 5 – Identificação de Carboidratos nos alimentos; 6 – Molécula de DNA comestível. Os resultados e conclusões dos experimentos foram construídos pelos alunos e descritos na forma de um relatório geral para posterior avaliação. Resultados: O uso de aulas práticas possibilitou uma aprendizagem mais efetiva e significativa, onde os alunos passam a ser atuantes e construtores de seus conhecimentos, apresentando também uma visão crítica diante dos resultados obtidos. O uso de experimentos possibilitou uma melhor compreensão das etapas do método científico e maior interesse pela pesquisa científica. Conclusão: A aprendizagem se torna efetiva e significativa para a vida dos educandos a partir do momento que existe uma articulação entre a teoria e a prática. Portanto, o uso das atividades experimentais nas aulas de Bioquímica aproximou os conteúdos abordados em sala ao cotidiano dos alunos, despertando a atenção, participação e interesse nas aulas.

Downloads

Publicado

2020-09-01

Como Citar

Lavor, D. T. . (2020). A EXPERIMENTAÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA: IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA BIOQUÍMICA. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 1(1), 7. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/23