NEMATOIDES ENTOMOPATOGÊNICOS NO CONTROLE DE INSETOS-PRAGA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2299Palavras-chave:
AGRICULTURA, BENEFICOS, NEPS, MIPResumo
Introdução: Várias espécies têm sido estudadas ao longo dos anos para determinação de seu potencial como agentes de controle biológico, principalmente para insetos com comportamento de fuga/escape. Dentre esses agentes em estudo, encontramos os nematóides. Esses nematodos são reproduzidos e comercializados em alguns locais do globo, como agentes de controle biológico de sucesso, conquistando pesquisadores e aguçando a curiosidade de grandes, médios e pequenos produtores, principalmente em produtores orgânicos, por serem um eficiente método de controle de pragas. Objetivos: O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados e perspectivas do controle biológico de insetos por nematoides entomopatogênicos no Brasil. Materiais e Métodos: levantamento bibliográfico de informações atuais sobre o tema. O entendimento de cada peculiaridade das espécies alvo e dos isolados, suas características biológicas e ecológicas, e a busca por adaptações ou o desenvolvimento de métodos de aplicação a criação de formulações comerciais, a divulgação aberta de pesquisas com estes agentes, elaboração de palestras sobre o tema, e outros fatores extensionista vão aumentar a eficiência, interesse e procura pelos NEPs no controle de pragas agrícolas. Resultados: No Brasil, poucas são as pesquisas realizadas com este tipo de nematoide, porém a disseminação dos estudos, dos resultados positivos de pesquisas, tem aguçado a curiosidade do público, contribuindo com o relativo aumento pela procura aos nematoides benéficos a agricultura. O principal obstáculo entre os NEPS e o produtor, se dá pelo baixo número de empresas que comercializam e produzam esses nematoides, comprometendo a aplicação em larga escala no campo. Podemos adicionar como desafio desta comercialização, o fator cultural. Isso se dá pela falta de informações, em que muitas vezes no meio agrícola, quando abordamos o assunto nematoides, em primeiro momento o que se "vem à cabeça" do ouvinte faz referência aos fitoparasitas. Conclusão: Outros fatores ainda precisam ser analisados, como o custo final do produto, processo de registro, produção em massa, fatores essenciais para alavancar o estabelecimento de produção dos NEPs por empresas, e expandir em todo território seu uso como uma ferramenta de controle biológico.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.