AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE POR FUMIGAÇÃO DO ÓLEO ESSENCIAL DE CRAVO SOBRE SITOPHILUS ZEAMAIS (BOH.) (COLEOPTERA: CURCULIONIDAE) EM GRÃOS DE MILHO ARMAZENADOS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2297Palavras-chave:
BIOINSETICIDA, CONTROLE ALTERNATIVO, GORGULHO-DO-MILHOResumo
Introdução: Sitophilus zeamais (Motschulsky), popularmente conhecido como gorgulho-do-milho, é considerado como uma importante praga associada a grãos armazenados no Brasil. A espécie apresenta um elevado potencial biótico e intensa capacidade de penetração na massa dos grãos ocasionando expressivas perdas quantitativas quanto qualitativas nos grãos. O controle dessas pragas é comumente realizado mediante o uso de produtos químicos, entretanto, alguns prejuízos advindos do uso indiscriminado desses produtos tem causado preocupação aos consumidores, e assim incentivando estudos que desenvolvem técnicas de controle de pragas a partir do uso de inseticidas de origem vegetal, sendo empregados na forma de pós, extratos e óleos. Objetivos: Nesse contexto, o presente estudo objetivou avaliar a toxicidade por fumigação e determinar as concentrações letais do óleo essencial de cravo (Eugenia caryophyllata) sobre S. zeamais em grãos de milho armazenados. Material e métodos: O experimento foi conduzido no Laboratório de Entomologia do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Piauí, com cadastro no (SisGen) sob Nº AB9ED97, utilizando câmaras de fumigação de plástico com um volume de 80 mL, e 10 insetos adultos de S. zeamais não sexados em cada câmara. Com auxílio do pipetador automático foi aplicado o óleo essencial nas concentrações: 0,1; 0,5; 1,0; 3,5; 6,0; 11,0; 16,0 e 21,0 µL/L, em papéis de filtro com área definida pela tampa e fixados na superfície inferior da mesma. Para evitar o contato direto dos insetos com o óleo foi utilizado tecido fino transparente, entre a câmara e a tampa onde se encontra o papel de filtro. Após 48 horas de confinamento, foi avaliada a mortalidade dos adultos, e com base nos resultados do teste os tratamentos foram definidos nas concentrações em μL/L de ar. Resultados: A toxicidade do óleo essencial de cravo apresentou as CL50 e CL95 nas respectivas concentrações: 4,00 e 13,22 μL/L de ar. Conclusão: Os resultados obtidos mostram que o óleo essencial de cravo apresenta alta toxicidade nos testes de fumigação, demonstrando potencial para ser utilizado no manejo alternativo de S. zeamais em grãos de milho, entretanto, novos estudos são importantes a fim de validar os resultados de laboratório em condições naturais.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.