MACROFAUNA DO SOLO EM CULTIVO DE MAXIXE FERTILIZADO COM ESTERCO CAPRINO
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2294Palavras-chave:
AGRICULTURA, INDICADORES BIOLÓGICOS, INVERTEBRADOS, HABITATResumo
Introdução: A macrofauna edáfica é um dos indicadores da biodiversidade que desempenham diversas atividades biológicas e possuem elevada sensibilidade as condições do meio, participando ativamente dos processos físicos e químicos no solo. Esse grupo é constituído pelos invertebrados com mais de 10 mm de comprimento e/ou 2 mm de diâmetro, e são componentes importantes da biota do solo, pois exercem um papel fundamental na fragmentação do material vegetal e na regulação indireta dos processos biológicos do solo. Objetivos: Objetivou-se caracterizar a macrofauna edáfica em plantação de maxixe (Cucumis anguria L) adubada com esterco caprino, no povoado de Bananeiras. Material e métodos: O trabalho foi realizado no Pólo Tecnológico Agroalimentar de Arapiraca, localizado no povoado Bananeiras, pertencente à Universidade Estadual de Alagoas. Para a avaliação da macrofauna do solo foram instaladas armadilhas adaptadas do tipo Provid, em uma plantação de maxixe de 48m², por um período de quatro dias (96 horas). A amostragem da macrofauna edáfica foi realizada durante o período de desenvolvimento dos frutos do maxixe sob a influência da adubação bovina. Posteriormente a coleta, os indivíduos capturados nas armadilhas foram lavados e mantidos em álcool a 70%, até a contagem e identificação dos organismos ao nível de ordem. Resultados: Para avaliação quantitativa da macrofauna, foi mensurado o número total de organismos (abundância de espécies) e qualitativamente, mediante a diversidade. Os grupos predominantes da área estudada foram: Hymenoptera (85,50 %); Coleoptera (7,98%) e Araneae (3,07%). Conclusão: Nas amostragens estudadas, o grupo mais expressivo foi o Hymenoptera, apresentando maior quantidade de indivíduos quando colacionado com os demais.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.