COMPORTAMENTO ALIMENTAR E DE CAÇA DAS BALEIAS ASSASSINAS (ORCINUS ORCA) – REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2271Palavras-chave:
ALIMENTAÇÃO, CAÇA, COMPORTAMENTO, ORCASResumo
Introdução: As baleias assassinas habitam todos os oceanos e têm uma enorme variedade de alimentação (mais de 140 espécies de animais). Devido a essa vasta amplitude de habitat existem 10 ecótipos diferentes de orcas. As mais estudadas são as do oceano pacífico norte, no qual populações simpátricas desenvolveram dois tipos de alimentação, tendo ficado conhecidas como residentes e transitórias. Objetivos: Exemplificar os diferentes tipos de caça que são utilizados pelas orcas residentes e transitórias. Material e Métodos: No mês de Agosto de 2021 foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas plataformas Google Scholar e ResearchGate, utilizando as palavras-chave em inglês: Behavior; Hunt e Killer Whale; foram considerados 15 trabalhos para a realização deste estudo. Resultados: As orcas residentes se alimentam de peixes, a espécie mais observada foi o salmão chinook. Apresentam duas técnicas diferentes, no qual utilizam de cliques de ecolocalização para procurar os peixes. A primeira é chamada de alimentação em carrossel e consiste em perseguir os cardumes em direção a áreas de superfície de alto relevo, assim as presas ficam concentradas e as orcas se alimentam dos peixes que ficam atordoados por seus movimentos de cauda. A segunda se chama alimentação subterrânea e consiste nas baleias se movendo de forma isolada em áreas limitadas. Os relatos de caça das transientes tiveram desde pequenas durações (tubarão - 30 min) até longas durações (cachalotes - 4 horas). Ao caçar grandes cetáceos geralmente escolhem os indivíduos mais jovens e utilizam de uma estratégia de “ferir e retirar”, no qual pequenos grupos revezam entre ataques curtos e movimentação para impedir a fuga, também fazem tentativas de afogamento ao nadar sobre as costas da presa, buscando fatigar sua presa para tornar mais fácil a morte por asfixia. Durante a predação participam dos ataques fêmeas e jovens. A última estratégia especializada de caça consiste no encalhe intencional tendo como presas os pinípedes. Conclusão: A grande diferença entre as orcas transitórias e residentes são baseadas nos tipos de alimentação e diferenças aprendidas, as estratégias especializadas das transitórias são passadas por gerações representando mecanismos culturais. O ponto em comum entre os dois tipos é o uso da cooperação.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.