O CONFLITO ENTRE AERÓBIO E MUSCULAÇÃO PARA REDUÇÃO DA GORDURA CORPORAL
Resumo
Introdução: o presente Artigo relata o levantamento bibliográfico sobre a efetividade das atividades físicas para redução da gordura corporal, seja ela aeróbia ou musculação. A atividade física nos últimos anos vem trazendo diversos benefícios para os indivíduos, principalmente quando se trata de promoção de saúde, prevenção de doenças e emagrecimento, tem a capacidade de oferecer benefícios à saúde que não podem ser facilmente obtidos sem a devida orientação da atividade mais positiva. Entretanto, os mecanismos fisiológicos do emagrecimento são muito mais complexos e não respondem de forma tão linear como propõe a abordagem do treinamento aeróbio, que segundo uma grande parte dos praticantes é a melhor forma de reduzir a gordura corporal. Por outro lado, estudos longitudinais e transversais demonstram que indivíduos que realizam atividades intensas como a musculação possuem menores quantidades de gordura em comparação a praticantes de atividade de intensidades baixas. Objetivo: revisar estudos sobre a discussão da atividade física mais efetiva na perda de gordura corporal, isto é, a que garante com mais legitimidade esta redução. Material e métodos: optou-se pela pesquisa de cunho bibliográfico, descritivo e analítico, com o intuito de pesquisar na literatura os mais recentes estudos e discussões sobre a prática de atividade física, visando perda de gordura corporal. Resultados: instigando-se um comparativo entre aeróbio e musculação, a fim de desvendar qual induz a maiores reduções de gordura corporal, constatou-se o efeito positivo da musculação sobre a redução do tecido adiposo, visto que, há o entendimento que o dispêndio energético está intimamente ligado a taxa metabólica basal e esta é otimizada com a atividade de exercício resistido. Conclusão: os estudos têm sugerido que a musculação produz elevação mais prolongada no EPOC do que exercícios aeróbios, com isso, admite-se que o aumento da massa magra seja uma vantagem importante na musculação no sentido de facilitar a mobilização de gordura em repouso, logo, um emagrecimento mais efetivo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.