MODELOS DIDÁTICOS DE FUNGOS E ESTRUTURAS FÚNGICAS
Resumo
Introdução: Macrofungos produzem estruturas reprodutoras macroscópicas, chamadas de cogumelo; orelha-de-pau; basidioma (basidiocarpo) ou ascoma (ascocarpo), sendo visíveis a olho nu com tamanho acima de 1,0 mm. Microfungos apresentam estruturas microscópicas de esporos e para sua visualização usa-se equipamento óptico (lupa; estereomicroscópio; microscópio). Devido à grande diversidade de formas e estruturas dos fungos e também da sua complexidade para a classificação e possível identificação, a criação de modelos didáticos de fungos visa facilitar o apreender de características; estruturas; formas; semelhanças; diferenças; funções; conceitos; etc. Modelos biológicos são utilizados de forma lúdica representando estruturas reais, facilitando o aprendizado e permitindo a manipulação, observação e compreensão de estruturas fúngicas diversas e maior absorção do conteúdo. Objetivo: Este trabalho teve como objetivo criar modelos didáticos de fungos macroscópicos e de estruturas fúngicas microscópicas utilizando porcelana fria (biscuit) e massa de EVA (Ethylene Vinyl Acetate) que serão utilizados em exposições científicas-educacionais. Material e métodos: Foram realizados dois encontros, em forma de oficina, com 15 discentes do curso de Ciências Biológicas que fazem parte do Projeto Fungus Extremus. O encontro foi realizado no Laboratório de Biologia Geral do Campus X da UNEB. No primeiro encontro houve a confecção dos modelos de diferentes fungos macroscópicos e também de estruturas fúngicas microscópicas utilizando a porcelana fria e a massa de modelar de EVA; e no segundo encontro, já com os modelos didáticos secos, foram realizadas as pinturas com tinta de tecido e verniz. Resultados: Foram criados vários modelos de fungos, sendo a maioria do filo Basidiomycota. Também foi criado um modelo de basídio com basidiósporos e um de asco com ascósporos, que são estruturas microscópicas de reprodução dos fungos. Todos os participantes das oficinas afirmaram compreender a importância de se conhecer as estruturas e características fúngicas e que o processo de pesquisa e criação facilitou o aprendizado de Micologia. Conclusão: Os modelos didáticos criados já estão incorporados aos objetos da exposição científica do Projeto Fungus Extremus sendo utilizados para facilitar a explicação sobre as características dos diversos tipos de fungos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.