MODELAGEM DE PEÇAS ANATÔMICAS EM BISCUIT COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA DA APRENDIZAGEM

Autores

  • Aline Pessoa Nascimento Instituto Federal de Alagoas
  • Raphael Kleyton de Souza Trajano
  • Maria Helena Nascimento Souza
  • Karina Dias Alves
  • Alinne Ramalho Brito

Resumo

Introdução: Os recursos didáticos são instrumentos facilitadores, que unem teoria e prática, no processo ensino-aprendizagem. Frente às dificuldades do processo de ensino de anatomia e fisiologia comparada, principalmente no que diz respeito à memorização dos vários termos existentes e a falta de material didático, justifica-se a realização deste trabalho. Objetivo: O estudo buscou elaborar recursos didáticos que facilitem a visualização, entendimento e comparação das estruturas anatômicas do sistema reprodutor de mamíferos e aves. Material e métodos: A proposta de construção participativa de ferramentas didáticas para o ensino da anatomia humana e comparada foi desenvolvida por discentes do 5º período do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFAL - Campus Maceió. As estruturas anatômicas e fisiológicas e as diferenças entre os sistemas reprodutores da Classe Mammalia (humanos) e da Classe Aves (ordem Galináceos) foram minuciosamente estudados e observados em modelos e imagens encontrados na literatura. Foram produzidas 4 peças anatômicas sintéticas, com massa de biscuit e tinta acrílica. As estruturas foram montadas sobre folhas de cartolina. Com a massa molhada as estruturas foram moldadas e retocadas. Foram utilizados palitos com etiquetas para a identificação das estruturas. Após 48 horas as peças estavam prontas para exposição. Resultados: A utilização de modelos físicos na aula despertou o interesse dos estudantes acerca do conteúdo, melhorando a interação do aluno com conteúdo proposto, facilitando a aprendizagem através da comparação dos sistemas produzidos. Conclusão: O trabalho contribuiu para a organização de conceitos anatômicos e fisiológicos comparados, e para estimular a curiosidade e criatividade dos discentes, bem como evidenciou a possibilidade da comunidade escolar desfrutar de mais um recurso didático elaborado de forma simples e econômica.

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Publicado

2020-09-01

Como Citar

Pessoa Nascimento, A. ., de Souza Trajano, R. K. ., Nascimento Souza, M. H., Dias Alves, K. ., & Ramalho Brito, A. . (2020). MODELAGEM DE PEÇAS ANATÔMICAS EM BISCUIT COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA DA APRENDIZAGEM. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 1(1), 124. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/218