MODELAGEM DE PEÇAS ANATÔMICAS EM BISCUIT COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA DA APRENDIZAGEM
Resumo
Introdução: Os recursos didáticos são instrumentos facilitadores, que unem teoria e prática, no processo ensino-aprendizagem. Frente às dificuldades do processo de ensino de anatomia e fisiologia comparada, principalmente no que diz respeito à memorização dos vários termos existentes e a falta de material didático, justifica-se a realização deste trabalho. Objetivo: O estudo buscou elaborar recursos didáticos que facilitem a visualização, entendimento e comparação das estruturas anatômicas do sistema reprodutor de mamíferos e aves. Material e métodos: A proposta de construção participativa de ferramentas didáticas para o ensino da anatomia humana e comparada foi desenvolvida por discentes do 5º período do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFAL - Campus Maceió. As estruturas anatômicas e fisiológicas e as diferenças entre os sistemas reprodutores da Classe Mammalia (humanos) e da Classe Aves (ordem Galináceos) foram minuciosamente estudados e observados em modelos e imagens encontrados na literatura. Foram produzidas 4 peças anatômicas sintéticas, com massa de biscuit e tinta acrílica. As estruturas foram montadas sobre folhas de cartolina. Com a massa molhada as estruturas foram moldadas e retocadas. Foram utilizados palitos com etiquetas para a identificação das estruturas. Após 48 horas as peças estavam prontas para exposição. Resultados: A utilização de modelos físicos na aula despertou o interesse dos estudantes acerca do conteúdo, melhorando a interação do aluno com conteúdo proposto, facilitando a aprendizagem através da comparação dos sistemas produzidos. Conclusão: O trabalho contribuiu para a organização de conceitos anatômicos e fisiológicos comparados, e para estimular a curiosidade e criatividade dos discentes, bem como evidenciou a possibilidade da comunidade escolar desfrutar de mais um recurso didático elaborado de forma simples e econômica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.