POESIA DE CORDEL E A EDUCAÇÃO ESTÉTICO-AMBIENTAL COMO RESPIRO NO ATUAL QUADRO PANDÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2113Palavras-chave:
CORDEL, ESTÉTICO-AMBIENTAL, ARTE COMO RESPIRO, PANDEMIAResumo
Introdução: A pandemia agravou ainda mais os problemas socioambientais, políticos e econômicos no país. Enquanto pessoas morriam negligenciadas pelo poder público, nós, professoras e a nossa maneira de fazer arte, fazíamos a nossa parte, resgatando vidas da depressão, da ansiedade, da solidão, que também estavam matando. A estética fez com que as pessoas sorrissem mesmo amedrontadas, acreditassem mesmo estando sufocadas pelo terror, que voltassem a sonhar com um futuro melhor, mesmo quando tudo apontava para o obscuro. Objetivos: Desse modo, o presente trabalho tem por objetivo apresentar a poesia de cordel potencializada pela Educação Estético-Ambiental, como forma de humanização na atual conjuntura mundial, com a necessidade prioritária de manter o distanciamento social, aumentando as chances de depressão e solidão nas pessoas, tornando-as reféns dentro de suas próprias casas, sufocadas e sem esperança, beirando o desespero. Material e Métodos: Acreditamos que é necessário pensar coletivamente sobre quais meios podemos utilizar para conscientizar as pessoas sobre tudo o que está acontecendo no planeta, e que essa pandemia é uma das consequências de nossas atitudes impensadas. Nesse caso, usamos como método a Educação Estético-Ambiental e o Cordel para chegar às casas das pessoas por meio das mídias sociais, dialogando e versando sobre o futuro do planeta e, consequentemente, o nosso; sobre o valor das coisas e das pessoas; sobre esperança e a vontade de novamente abraçar. Resultados: Através da Educação Estético-Ambiental, trabalhada por meio da poesia de cordel, nos valemos da nossa arte para conscientizar, humanizar, acalmar e amorosamente, fazer renascer a esperança de um mundo melhor, harmônico e humanizado. Nos vestimos de nós mesmas e fomos para as mídias sociais dialogar sobre uma Educação que humaniza e transforma, a Estético-Ambiental, utilizando para esse movimento poesias de cordéis. A medida em que o cordel conscientizava, também fazia renascer a esperança de um futuro próspero. Conclusão: Dessa maneira, concluímos que a Educação Estético-Ambiental e a poesia de cordel, fizeram com que os corações aflitos daqueles que nos acompanharam nas mídias se acalmassem, fazendo também com que se conscientizassem da nossa responsabilidade socioambiental, enxergando com isso um novo alvorecer que virá logo depois da tempestade.
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