IMPLANTAÇÃO DE MINHOCÁRIO PARA PRODUÇÃO DE ADUBO ORGÂNICO E COMO PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2111Palavras-chave:
ADUBAÇÃO SUSTENTÁVEL, CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, CONSCIENTIZAÇÃOResumo
Introdução: A necessidade de atividades sustentáveis no campus Capitão Poço, da Universidade Federal Rural da Amazônia, levou a criação de um minhocário com o intuito de potencializar práticas agroecológicas de adubação orgânica e produção sustentável. Objetivo: O objetivo do projeto visa promover a produção de adubo orgânico ou vermicomposto, vinculando a práticas em educação ambiental para discentes da instituição e alunos da rede pública do munícipio de Capitão Poço – PA. Material e Métodos: O projeto foi implantado em sistema de leira medindo 1 m de largura por 2, 5 de comprimento com 45 cm de altura. O sistema de leira, feita de alvenaria se mostrou o mais adequado para o local, pois devido a altas temperaturas e incidência constante de formigas na estufa, se tornou inviável produzir em caixas digestoras ou mesmo em baldes. A espécie de minhoca utilizada no minhocário é a Eisenia foetida, também conhecida como minhoca californiana. Para a mistura do vermicomposto são utilizados esterco bovino e folhagem seca. O material é colocado na leira, sendo misturado e umedecido duas vezes ao dia, nos períodos de manhã e tarde, para manter a estabilidade da temperatura. O processo de decomposição demora aproximadamente dois meses, sendo o tempo necessário para se ter o produto final que é o húmus. A primeira coleta do projeto foi entre os meses de fevereiro e março de 2019, o húmus foi peneirado, para retirada de minhocas e separação de resíduos, posteriormente guardados em sacos de estopa em local arejado. Resultados: O projeto recebe visitas semanais de turmas do ensino fundamental e médio das escolas públicas do município, os alunos têm a oportunidade de conhecer sobre a importância das minhocas na fertilidade do solo, práticas sustentáveis para produção de mudas agrícolas e florestais, como a produção de húmus de minhocário pode ajudar na diminuição do uso de insumos químicos que promovem imensos danos ambientais, principalmente o empobrecimento do solo. Conclusão: O projeto mostra grande relevância no que diz respeito a conscientização dos alunos, que além de aprender sobre vermicompostagem durante as visitas, também aprendem a necessidade de se conservar e preservar o meio ambiente.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.