PERFIL DOS VOLUNTÁRIOS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO E O PAPEL PARA PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2109Palavras-chave:
BENEFÍCIO COLETIVO, BIODIVERSIDADE, VOLUNTARIADO, SURVEYResumo
Introdução: O voluntário em Unidades de Conservação (UC) é o indivíduo que, por interesse pessoal e civilidade, dedica parte do seu tempo para desenvolver atividades de bem estar social e ambiental, sem remuneração. A seleção de participantes geralmente é feita por editais vinculados a programas de voluntariado. Objetivo: Este estudo tem como objetivo descrever o nível de instrução formal dos voluntários das Unidades de Conservação do estado Espírito Santo entre os anos de 2018 a 2021. Material e métodos: A pesquisa é do tipo Survey descritivo interseccional. Utilizou-se um questionário semiestruturado aplicado em um único intervalo de tempo, para descobrir a distribuição sobre os níveis de escolaridade dos voluntários. Resultados: Foram entrevistados 25 voluntários, desse total 64% cursavam graduação enquanto participavam do programa de voluntariado, 12% já possuíam graduação completa e os outros 24% estavam na pós-graduação. Com relação à área do conhecimento, a grande maioria, 60% dos entrevistados eram das Ciências Biológicas, 12% das Ciências Agrárias, 12% das Ciências Exatas e da Terra, 4% das Ciências Sociais Aplicadas e 4% das Ciências Humanas. Com relação à frequência de participação em programas de voluntariados, 72% afirmaram ter participado apenas uma vez, 20% já participaram duas vezes e 8% participaram três ou mais vezes. Quando questionados sobre a importância do voluntariado como instrumento de promoção de educação ambiental, 100% dos entrevistados afirmaram ser extremamente importante, uma vez que o programa de voluntariado proporciona essa interação entre a Unidade de Conservação e a sociedade. Conclusão: Desta forma os programas de voluntariado em UC permitem aos voluntários identificar-se com atividades e desenvolver habilidades em benefício coletivo; além de contribuir na aproximação e envolvimento da sociedade ao importante trabalho de conservar e proteger a geodiversidade e a biodiversidade da região, promovendo conhecimento e a troca de experiências entre profissionais, voluntários, visitantes e comunidade local.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.