ASCENSÃO DA ENERGIA FOTOVOLTAICA SOLAR NO BRASIL: IMPACTOS AMBIENTAIS E ECONÔMICOS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2105Palavras-chave:
BRASIL, ENERGIA FOTOVOLTAICA, RECURSOS NATURAIS, SUSTENTABILIDADEResumo
Introdução: Podemos observar que ao longo dos tempos está ocorrendo muitas mudanças em geral, principalmente devido ao aumento da população, o que acaba ocasionando um alto consumo em recursos naturais, principalmente em energia elétrica. Como uma forma de aliviar o grande impacto relacionado na produção de energia elétrica proveniente das usinas hidrelétricas e também das termoelétricas, além de fornecer uma energia limpa e por ser um recurso renovável, o Brasil por ser um país de clima tropical é um dos melhores cenários para a utilização da energia fotovoltaica, atenuando dessa forma a emissão de gases do efeito estufa e reduzindo a concentração de CO2, objetivando em uma tecnologia altamente sustentável e reduzindo os índices de degradação ao meio ambiente ocasionado por usinas hidrelétricas, termoelétricas ou nucleares como por exemplo. Objetivo: O presente trabalho objetiva em abordar os benefícios causados pela utilização da energia fotovoltaica em relação às demais fontes de energia tradicionais em nosso país. Material e métodos: Esse trabalho possui elementos de pesquisa básica, exploratórios e descritivos, utilizando-se de revisões bibliográficas, iconográficos descritivos e discursões com profissionais da área. Resultados: Cabe ao profissional responsável pelo projeto perquirir a região que irá labutar, aplicando o método de energia fotovoltaica e explanando os benefícios adquiridos através da utilização da mesma. Conclusão: Embora a utilização deste método ainda seja de baixo percentual, é notório que por meio de estudos bibliográficos possamos verificar um crescimento relacionados a adesão desse tipo de tecnologia e uma maior aceitação da população por uma tecnologia inteiramente limpa.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.