ABORDAGEM DA ODS 6 PELOS ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DO SESI TAGUATINGA/DF COM APLICAÇÃO DO MINECRAFT
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2100Palavras-chave:
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS), ÁGUA, MEIO AMBIENTE, MINECRAFT, METODOLOGIAS ATIVASResumo
Introdução: O passado da humanidade está marcado pela degradação constante do meio ambiente, que é resultante de um modelo econômico predatório, o qual vem se perpetuando há séculos no mundo, inclusive no Brasil. Para mobilizar a todos em torno de metas comuns, mesmo em cenários e locais tão diferentes por todo o mundo, foram criados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com 17 objetivos e 169 metas, além da Agenda 2030 criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em parceria com especialistas de diversos países. Sabendo disso, foi proposto na Semana do Meio Ambiente em consonância com o Dia da Indústria, a abordagem de algumas ODS por meio de metodologias ativas. Objetivo: Estimular a prática de alguns ODS propostos pela ONU, além de competências gerais da Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tais como: responsabilidade e cidadania, empatia e cooperação, pensamento científico, crítico e criativo nas turmas de 1ª Série do Ensino Médio, do Sesi Taguantinga/DF, enfatizando o Objetivo 6, que trata da disponibilidade da água e saneamento para todos. Metodologia: As turmas, divididas em pequenos grupos, desenvolveram ações que abordaram a ODS 6, não sendo impedidas de abordar outros que viessem a surgir, já que os próprios são indivisíveis e estão conectados. Para tal, os alunos construíram mundos no MINECRAFT demonstrando a arrecadação e envio de água potável para vítimas de catástrofes naturais, arrecadação de recursos para projetos comunitários, participação em mutirões de melhorias em favelas, criação de redes que permitam levar soluções de baixa tecnologia para comunidades que precisem, entre outras possibilidades de ações que contribuem para a preservação e disponibilidade deste recurso natural essencial a todos. A apresentação das ações abordadas nas construções dos mundos criados no MINECRAFT para a comunidade escolar, se deu por vídeos, fotos, podcast, sway e power point. Conclusão: Percebeu-se que o desenvolvimento de práticas pedagógicas diferenciadas com a utilização de tecnologias e metodologias ativas, contribui de forma eficiente para o protagonismo do aluno, ampliando o conhecimento tanto da comunidade escolar quanto dos educadores, tendo como foco principal a integração da teoria e a prática a favor da conscientização e da preservação ambiental.
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