COMPOSTAGEM: UMA TECNOLOGIA SOCIAL AO ALCANCE DE TODOS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2099Palavras-chave:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, REAPROVEITAMENTO, RESÍDUO ORGÂNICO, SUSTENTABILIDADEResumo
Introdução: Tecnologias sociais são métodos transformadores, criados e adotados em prol das pessoas. A compostagem é tecnologia social, que possibilita reaproveitar o resíduo orgânico para produzir adubo e pode ser usada como uma ferramenta educativa para sensibilização ambiental. Objetivo: Estimular a produção de composteiras para destinação correta de resíduos orgânicos em trabalhos presenciais e por mídias sociais, popularizando o conhecimento científico. Material e métodos: Antes da pandemia do Covid-19 foram realizadas oficinas para alunos do Ensino Médio de uma escola pública e para um grupo de terceira idade no município de Volta Redonda-RJ. Durante a pandemia foram realizadas postagens com base em artigos científicos e feita a divulgação através do perfil Ciência Pra Gente na mídia social Instagram® com informativos e instruções para realizar a compostagem, e transmissões de live no YouTube ensinando o processo. Em seguida foi analisado o alcance das publicações, o perfil do público e a taxa de engajamento por meio da ferramenta nativa de mensuração de dados do Instagram e YouTube. Resultados: As ações presenciais atingiram mais de 100 pessoas e o composto produzido foi usado como adubo em hortas e na plantação de fitoterápicos. No Instagram foram realizadas 7 publicações e 2 stories, que tratavam da separação do resíduo orgânico, do processo de compostagem e dos seus benefícios. Todas as publicações tiveram taxa de engajamento acima de 1,2% sendo qualificadas como “boa”, 1.334 pessoas foram alcançadas e 1.663 impressões geradas. No YouTube foram realizadas duas lives, obtendo uma taxa de impressão média de 8,3%; 1.593 impressões; 408 visualizações e 252 mensagens no chat interativo. Em ambas as mídias sociais, o público foi majoritariamente feminino, tendo entre 25 e 44 anos. Conclusão: Considerando-se a boa taxa de engajamento e o grande alcance de público, as mídias sociais mostraram-se eficientes para elucidar técnicas e difundir informações relativas à compostagem. As ações presenciais também foram eficazes e permitiram alcançar um público de faixa etária diferente daquela identificado nas mídias sociais, mostrando que a compostagem é uma tecnologia social acessível a todos.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.