REUTILIZAÇÃO DE PAPEL A4 NO DESENVOLVIMENTO DE UM MÉTODO PARA O REPARO DE FISSURAS EM PAREDES
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2097Palavras-chave:
MEIO AMBIENTE, REUTILIZAÇÃO, SUSTENTABILIDADEResumo
Introdução: As fissuras que se formam na alvenaria podem ser causadas por movimentos da parede ou de outros elementos, tais como: lajes, vigas, elementos que constituem fundações, componentes de telhados, pisos, tetos e armações. Através deste projeto, foi realizada uma pesquisa sobre a reutilização de materiais para serem adaptados a métodos de reparo de fissuras em paredes, considerando a viabilidade técnica, econômica e ambiental. Diante disso, o método proposto utilizou o cimento Portland, papel comum A4 reaproveitado e cola extra adesivo PVA com o intuito de reparar as fissuras em paredes de qualquer ambiente. Objetivo: O objetivo deste projeto é desenvolver o método de fácil aplicação para reparo de fissuras em paredes, com materiais facilmente acessíveis e de baixo custo. Material e métodos: Foi utilizado o papel comum A4, que não seria mais empregado na sua primeira função, o papel foi recortado em pedaços pequenos para ser misturado com a cola extra PVA e água, para a formação da mistura que foi aplicada diretamente na fissura. A cola extra adesivo PVA é indicada para colagens de alto desempenho e foi utilizada em mistura com água e papel para formar o material de adição da fissura, após a aplicação o tempo de secagem da mistura foi de 24 horas. O cimento foi aplicado após a secagem da mistura, para o reparo total da fissura. Utilizou-se cimento de secagem rápida e alta resistência, versátil e recomendado para acabamentos. Resultados: A mistura de papel, cola e água apresentou após 24 horas uma boa fixação na fissura, preenchendo o espaço e preparando o local para a adição de cimento. Para o reparo total aplicou-se o cimento sobre a mistura, onde houve uma boa aderência. Conclusão: O projeto proposto foi de fácil aplicação e apresentou bom resultado, com materiais de baixo custo, contribuindo para a sustentabilidade e economia, sendo viável ao público-alvo desse projeto que são as pessoas de baixa renda, após o reparo da fissura é possível realizar os acabamentos finais e pintura da parede.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.