A SUSTENTABILIDADE E PERSPECTIVAS NA INSDÚSTRIA 4.0
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2096Palavras-chave:
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, INDÚSTRIA 4.0, ECONOMIA INDUSTRIALResumo
Introdução: A sustentabilidade tem sido um tema de pesquisa crescente, pois nos apresenta desafios que permeia algumas questões contemporânea, podendo ser compreendida em sua amplitude como possibilidade de preservação para futuras gerações. O uso da indústria 4.0 apresenta um potencial, para enfrentar os desafios do desenvolvimento sustentável. Objetivo: Este trabalho analisou de forma sistemática, a literatura sob a ótica da indústria 4.0 na perspectiva da sustentabilidade. Foi realizada uma revisão sistemática da taxonomia da indústria 4.0 identificadas nos estudos, assim como as principais fontes e revistas. Material e Métodos: a bibliometria como ferramenta matemática para análise da produção científica no banco de dados de periódicos da Scopus, contendo várias etapas no processo de análises. As etapas estão baseadas a partir de Tranfield (2003) e apresentam informações advindas do software RStudio, a ferramenta Bibliometrix e dados no Excel. Resultados: O Reino Unido, registrou a maior quantidade de trabalhos e interações com outros países, com 7 interações publicações, após veio a Eslováquia e a China com 4 interações de pesquisas entre os países. Os principais achados mostraram que os primeiros estudos iniciaram em 2015, com aumento significativo das publicações em 2019, com 37 artigos, mas as citações foram menores que no ano anterior com 845 citações. Em 2020 foram publicados 50 artigos que totalizaram cerca de 847 citações. As principais revistas foram Sustainability, com 22 publicações relacionados ao tema e Economics management and financial markets, com 12 Publicações. Conclusão: Através do panorama geral, a produção cientifica sobre sustentabilidade e indústria 4.0 se mostra incipiente pois, seus estudos são recentes, mas com grande potencial para pesquisas e pertinente para o desenvolvimento da economia circular.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.