O IMAGINÁRIO DOS TURISTAS E MORADORES EM RELAÇÃO À SUSTENTABILIDADE E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM MURIQUI - MANGARATIBA - RJ
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2090Palavras-chave:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, IMAGINÁRIO SOCIAL, SUSTENTABILIDADE, TURISMOResumo
Introdução: O presente trabalho tem como finalidade analisar o imaginário dos turistas e moradores em relação à Sustentabilidade e a educação ambiental no distrito de Muriqui-RJ. A pesquisa busca a análise dos olhares dos turistas e da população local, através de uma entrevista semi estruturada. tema é de relevância para o distrito de Muriqui bem como para outras localidades. Objetivo: Buscando estabelecer um diálogo com os entrevistados e autores que que falam sobre a percepção, objetivando as ligações entre a sustentabilidade, às ciências sociais e os imaginários dos turistas e moradores formando assim, instrumentos necessários para se alcançar o objetivo geral da pesquisa. Material e Métodos: O trabalho estabelece um diálogo com atores como a Constituição Federal e o Ministério do turismo, o Sistema de Turismo (Sistur) e autores nas áreas das Ciências Sociais, do turismo, da educação ambiental e do imaginário de forma a promover uma fundamentação teórica que aborda as palavras chaves da pesquisa. O método utilizado foi qualitativo e descritivo, quanto aos fins, com recursos de uma entrevista semi estruturada, gravações em áudio e transcrições das falas dos turistas e moradores propiciando os elementos para a investigação da perspectiva a respeito da sustentabilidade do local. Resultados: Podemos observar elementos construtivos dos diálogos dos turistas e moradores, através do que foi visto em relação às abordagens das perguntas, chegando às percepções dos atores envolvidos em relação ao tema. Desse modo, esta pesquisa aborda eixos de estudos que podem contribuir para o desenvolvimento das relações entre o turismo, meio ambiente e a sustentabilidade e desenvolvimento. Os turistas e moradores tornam-se peças importantes para o estudo, através do seu olhar e opiniões. Este olhar pode trazer uma perspectiva onde estão visitando, podendo determinar e criar uma interpretação de ações e comportamentos nos turistas. Conclusão: O entendimento da formação do imaginário e do olhar dos turistas e população local são importantes no sentido de analisar e promover o desenvolvimento do turismo na região, através de um ambiente sustentável e desenvolvido.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.