LIMPEZA DA MARGEM DO RIO SÃO JOÃO EM ITAÚNA-MG: UMA AÇÃO SUSTENTÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2083Palavras-chave:
AÇÃO SUSTENTÁVEL, COLETA DE RESÍDUOS, LIMPEZA, COLETIVIDADEResumo
Introdução: Multiplicar ações sustentáveis não deve estar a cargo apenas de escolas, universidades e instituições. É um dever de cada cidadão. É necessário que neste cenário de desequilíbrios ambientais ocasionados por ações antrópicas, a sociedade busque maneiras de mitigar os impactos ambientais. Promover ações coletivas com a comunidade geram grandes resultados, mesmo que por pequenas ações, pois potencializa a disseminação e a multiplicação das ações sustentáveis. Um desses impactos ambientais é o descarte inconsequente de resíduos nos corpos hídricos causando contaminação que geram problemas ambientais. Objetivos: Promover uma ação sustentável de limpeza das margens do rio São João localizado no município de Itaúna – MG. Material e métodos: Com jovens de 12 a 17 anos que frequentam a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, foi realizada uma ação sustentável de limpeza dos resíduos sólidos em um trecho as margens do rio São João que corta a cidade de Itaúna-MG. O monitor distribuiu materiais necessários e explanou sobre a importância da ação. Os materiais foram adquiridos pela Igreja e pela prefeitura municipal. Foram utilizados EPIs (luvas, botas, aventais), ferramentas e outros materiais necessários, como sacos plásticos de coleta. Resultados: As margens do Rio São João que corta a cidade de Itaúna – MG constantemente recebe resíduos descartados de forma irresponsável por praticantes de caminhadas, transeuntes e motoristas contribuindo para a poluição do rio e colocando em risco alguns animais como capivaras, aves e peixes. A atividade contou com a participação de jovens da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias na faixa etária de 12 a 17 anos e promoveu a coleta de resíduos sólidos como uma ação colaborativa, coletiva e sustentável realizando a limpeza da margem do rio o que tem potencial para motivar e sensibilizar a população quanto a correta destinação dos resíduos sólidos. Conclusão: A atividade promoveu a participação, motivação e interação de jovens, aguçando o desejo de se tornarem multiplicadores de ações sustentáveis em seus lares, ambiente escolar e comunidade, podendo ainda sensibilizar a população quanto ao descarte dos resíduos e a importância do rio para a cidade.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.