SUSTENTABILIDADE NA MODA: RELATO DE CASO DE DESTRAVE CRIATIVO PARA TRANSFORMAR ROUPAS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2080Palavras-chave:
DESAFIO CRIATIVO, DESIGN DE MODA, ESCASSEZ, SUSTENTABILIDADEResumo
Introdução - Apresenta o relato de caso vivido em sala de aula, de metodologia de destrave criativo para transformar roupas com técnicas sustentáveis e design. Objetivos - Desenvolver capacidade criativa na elaboração de produto de moda sustentável e executar protótipo de vestimenta com o uso de recursos disponíveis e limitados. Materiais e Métodos - A condução da aula dá-se através de Desafios Criativos e metodologia de designer. Realizada pesquisa referencial em moda, que gera subsídios para montagem do painel imagético, com colagem de imagens relacionadas ao tema escolhido: Armaduras, e extração de formas. Elaborado painel de persona, com usuário fictício, Kauê, de 30 anos de idade em 2030, ano escolhido como futuro, possível e provável, de caos social e escassez de matéria-prima, para definir o público alvo através de seus gostos e preferências. Ele é fã de super-heróis e integrante de grupos geeks. Após estas etapas, é desenvolvida a coleção e selecionado o croqui que dá forma ao produto final. Feita também a seleção de materiais necessários para compor a peça, disponíveis no ambiente, podendo ser da construção civil, decoração ou tecelagem. Resultados - Feita prototipagem da armadura, extraída de um blazer feminino preto. As mangas são retiradas e no lugar são inseridas ombreiras feitas de telas de proteção contra insetos, composta de três camadas, nas cores preta, azul e branca, sobrepostas e pregadas com argolas plásticas, a fim de facilitar a mobilidade. No tórax são aplicadas ourelas de tecidos brancos, no sentido enviesado para efeito texturizado. Para o fechamento frontal foram feitas correntes com aros de chaveiros, para permitir o vestir e despir, além de outras aplicações e recortes para o fim de acabamento. Conclusão - A forma como as aulas são conduzidas para a execução da veste sustentável, cria nos alunos o despertar criativo intuitivo, adormecido pela rotina, além de direcionar os passos para o consumo consciente, colaboração com a redução de lixo nocivo ao meio ambiente e preocupação com os próximos passos que a moda tem a dar.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.