MICROALGAS: UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2074Palavras-chave:
BIOCOMBUSTÍVEIS, MICROALGAS, PRODUÇÃO, BIOMASSA, MEIO AMBIENTEResumo
Introdução: O biodiesel de microalgas vem se tornando uma alternativa promissora para a produção de energia, pois, além de serem renováveis, seus efluentes são menos agressivos se comparados aos dos combustíveis fósseis. Possuem grande potencial para produção de óleos em áreas reduzidas e não são utilizadas como insumos alimentícios o que não ocorre com as espécies oleaginosas. Objetivos: Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi abordar os principais avanços e desafios da tecnologia de produção da biomassa de microalgas visando à produção de biodiesel. Material e Métodos: O estudo é teórico conceitual, onde a elaboração foi realizada a partir de revisão de literatura mediante artigos científicos, dissertações e teses sobre o uso de microalgas como uma alternativa para a produção de biodiesel no Brasil com enfoque no histórico, avanços, entraves e perspectivas. Resultados: As pesquisas na área de fontes alternativas de combustíveis foram impulsionadas na década de 1970, devido à crise do petróleo e assim se iniciaram os estudos e projetos voltados para a produção de microalgas para fins energéticos, que possibilitaram a identificação e seleção de espécies com alto potencial de extração de lipídeos. Pesquisas que tratam dos avanços com relação aos meios de cultivo alternativos e mais eficientes, exemplo de fotobiorreatores estão evoluindo devido o interesse global nesta técnica. Além disso, o processo de separação da biomassa de microalgas, secagem, extração e conversão do óleo em biodiesel e outras tecnologias de processamento são importantes para a viabilidade da implementação comercial do biodiesel de microalgas. Assim como, a análise de contaminantes orgânicos e metálicos, e a avaliação dos parâmetros físico-químicos garantem a qualidade do produto obtido, tornando-o uma alternativa viável para a obtenção de energia. Apesar de viável, os elevados custos associados ao processamento da biomassa para produção do biodiesel conformam-se como o ponto mais discutível do processo. Conclusão: A necessidade de diminuição da dependência de petróleo e de práticas benéficas ao meio ambiente, a produção de biodiesel a partir de óleo de microalgas apresenta se como uma solução viável na busca por fontes alternativas de energia.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.