PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DE ORGANIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA SUSTENTABILIDADE DOMÉSTICA NO SEU MODELO DE NEGÓCIO
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2066Palavras-chave:
PROFISSIONAL DE ORGANIZAÇÃO, SUSTENTABILIDADE, MODELO DE NEGÓCIOResumo
Introdução: A atividade de Profissional de Organização está em expansão, porém esse trabalho ainda não é explorado no viés da sustentabilidade. Objetivos: Desta forma, o objetivo desta pesquisa consiste em identificar a percepção dos Profissionais de Organização sobre a importância da sustentabilidade doméstica no seu modelo de negócio. Outros objetivos pertinentes a esse tema se referem ao conhecimento das dimensões da sustentabilidade pelos Profissionais de Organização; como o tema sustentabilidade é percebido como um diferencial para o trabalho do Profissional de Organização; e como os Profissionais de Organização estão formalizados no seu negócio e associações de classe. Material e Métodos: Optou-se por uma pesquisa exploratória com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados por meio de 100 questionários com questões estruturadas e fechadas destinadas aos Profissionais de Organização que participaram da 5ª Conferência Internacional Personal Organizer Brasil na cidade de São Paulo nos dias 21 e 22 de setembro de 2018. Resultados: Verificou-se que os profissionais se concentram na região Sudeste, com um crescimento na região Centro-oeste. As pessoas que procuram essa atividade são predominantemente do sexo feminino, com idade média de 37 a 55 anos e com formação superior. Apesar da atividade estar em expansão, não existe ainda a percepção do profissional sobre a necessidade de formalizar a empresa e de integrar a associação de classe. Os Profissionais de Organização possuem uma boa percepção sobre o tema sustentabilidade e suas dimensões. Conclusão: Eles percebem que o trabalho com sustentabilidade é importante e pode ser um diferencial no seu trabalho. A maior parte nunca recebeu qualquer informação sobre sustentabilidade em cursos e eventos da área, mas percebem que seu trabalho contribui para atitudes sustentáveis por parte do cliente.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.