TROTE PELO AMANHÃ: CALOUROS CONSTRUINDO COM RESÍDUOS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2046Palavras-chave:
CALOUROS, REAPROVEITAMENTO, RESÍDUOS, TROTEResumo
Introdução: Desde a Revolução Industrial, do século XVIII, vem crescendo de maneira destacável a quantidade de descarte inadequado de resíduos, processo esse que vem gerando uma série de problemas para o meio ambiente. Objetivos: Com a intenção de reduzir essa questão surge o Trote pelo Amanhã, projeto que tem como objetivo a construção de um espaço dentro de universidades através do reaproveitamento de resíduos obtidos por meio de uma ação entre calouros. Materiais e Métodos: Para sua aplicação foi realizada pesquisas com estudantes da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) feitas por meio de um questionário para 92 estudantes e também feita uma busca de ideias de possíveis materiais que poderiam ser construídos dentro do espaço, como: puffs produzidos de garrafas pets, balanço criado de pneus e mesas de madeira reaproveitada e canos PVC. Resultados: Dentro dos resultados obtidos com o estudo com os universitários foi possível observar que grande parte deles já pensavam em reutilizar ou reciclar resíduos, contudo cerca de 41% dos que responderam os questionários não sabiam como fazer para reciclar ou reaproveitar. Já em outra pergunta foi observado a falta de conhecimento sobre sistemas de reaproveitamento de resíduos, tendo cerca 58,7% não conhecendo nenhum. Demonstrando assim a importância do projeto ser aplicado em universidades, pois os alunos reaproveitariam os resíduos gerados em suas casas e aprenderiam mais sobre o assunto. Logo o Trote pelo Amanhã é um trote solidário que visa um maior reuso de resíduos que seriam descartados de maneira incorretas pelos alunos da universidade e suas famílias e a construção de um espaço dentro da universidade, contudo o projeto encontra problemas em sua aplicação devido ao atual momento pandêmico e a algumas variáveis como poucas parcerias e falta de divulgação. Conclusão: Além disso, cabe ressaltar que não se pode calcular a quantidade de resíduos que serão reaproveitados, pois isso dependerá da quantidade de calouros que gostariam de participar e das universidades que aplicariam.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.