UM OLHAR PARA AS AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA DE UMA EMPRESA BRASILEIRA DO SETOR DE COSMÉTICOS
POSICIONAMENTO E DIRECIONAMENTO EM RELAÇÃO À COLABORAÇÃO PARA O PROCESSO DE INOVAÇÃO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2038Palavras-chave:
DESIGN PARA INOVAÇÃO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE, INOVAÇÃO SOCIAL, RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA, SOLUÇÕES HABILITANTESResumo
Introdução: Devido à crescente acumulação dos problemas socioambientais, as empresas estão buscando integrar a Inovação Social como parte de suas iniciativas de Responsabilidade Social Corporativa, gerando valor não só econômico, mas também social e ambiental. Utilizaremos como base teórica o conceito de Design para a Inovação Social e Sustentabilidade, onde um dos elementos fundamentais é a proposição de soluções habilitantes/facilitadoras como ferramentas de transformação/mudança. Objetivos: Nesta pesquisa analiso os dados secundários da empresa Natura, já que esta encontra-se pelo segundo ano consecutivo no primeiro lugar do Ranking Geral do Prêmio Valor Inovação, e proponho uma estrutura de análise que posiciona e direciona os possíveis modos de atuação em relação às ações realizadas pela empresa. Material e métodos: Na primeira etapa foram coletadas informações sobre as ações sociais dessa empresa nos documentos publicados nas suas homepages e relatórios anuais disponíveis ao público. No total, foram coletados e analisados 10 documentos, referentes ao ano de 2020 e 2021. A primeira análise dos dados identificou que todas as ações realizadas pela empresa constavam no Relatório Anual Natura 2020, portanto, foi este relatório que coletamos todas as informações utilizadas. Durante a segunda etapa do processo metodológico, exploração do material, foram identificadas um total de 65 ações, com base nas três causas onde a empresa atua, são elas: “Amazônia Viva”, “Cada Pessoa Importa” e “Mais Beleza, Menos Lixo”. Já na terceira etapa, foi feita uma análise minuciosa de todas as 65 ações e com base no referencial teórico proponho uma estrutura que posiciona e direciona cada ação realizada pela empresa. As ações foram enquadradas em três diferentes modos de atuação possíveis, são eles: Assistencial e/ou Emergencial, Projetando Em Conjunto e Projetando Para Comunidade. Resultados: No total, 69% são ações assistenciais e/ou emergenciais, 23% são ações que projetam práticas e soluções em conjunto com a comunidade e 8% são ações que projetam práticas e soluções para a comunidade. Conclusão: Observamos que a empresa possui uma atuação que vai além do assistencial e/ou emergencial com a comunidade onde ela atua, possuindo ações também em conjunto e para a comunidade.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.